

MQ-28 Ghost Bat vai iniciar os testes como ala leal em 2026. Após concluir os testes de voo, o próximo passo do Boeing MQ-28 serão os voos de demonstração voando ao lado de caças da RAAF, atuando como loyal wingman (ala leal).
O próximo ano marca o próximo passo no desenvolvimento do Boeing MQ-28 Ghost Bat. Voar como a Aeronave de Combate Colaborativa (CCA) ao lado de aeronaves de combate tripuladas. O teste, financiada pela Austrália, marcará a primeira vez que o MQ-28 via operar controlado por uma caça. A informação veio dos executivos da Boeing em 20 de outubro.
“No próximo ano, planejamos dar é combiná-lo com uma aeronave de combate — então pense, em um caça”, disse Alain Garcia, chefe do Setor de Defesa da Coreia da Boeing, a repórteres durante uma coletiva de imprensa da ADEX 2025.
A demonstração também ocorre após a RAAF ter proposto que o MQ-28 Bloco 2 entre em serviço operacional em 2027.
Os executivos da Boeing não disseram qual caça operará o MQ-28. As opções incluem o Boeing F/A-18E/F Super Hornet, o Boeing EA-18G Growler e o Lockheed Martin F-35. Observando que a filosofia de projeto do MQ-28 enfatiza a modularidade e os sistemas de arquitetura aberta, a Boeing enfatizou a possibilidade de a demonstração envolver um caça de outro fabricante.
A Boeing informou os repórteres sobre o MQ-28 na ADEX como parte de uma campanha mais ampla para atrair pedidos de exportação para o programa CCA. O governo australiano lançou o programa MQ-28 em 2017, concluiu o primeiro voo em 2021 e concluiu os testes de ciências de voo em 2023. Antes da demonstração do caça, a RAAF também planeja lançar um Raytheon AIM-120 Amraam em um alvo voador a partir de um MQ-28 Bloco 1 até o final do ano.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS