

US Army busca aeronaves de combate colaborativas (CCA). As Aeronaves de Combate Colaborativas (CCA — Combat Colaborative Aircraft) podem em breve fazer parte dos planos de aquisição do US Army.
A classe emergente de aeronaves autônomas já está sendo explorada pela USAF, Corpo de Fuzileiros Navais e a US Navy. Mas o interesse da Aviação do US Army na tecnologia de veículos aéreos autônomos tem se limitado aos programas, que visam sistemas que funcionam como drones multimissão e/ou suicidas.

Mas autoridades da Aviação do Exército Americano confirmaram em 13 de outubro que planejam expandir seu portfólio de seus sistemas autônomos, para além de aeronaves meramente pilotadas remotamente. Quando perguntado se o Exército estava interessado em um CCA para voar com a futura frota de aeronaves tiltrotor Bell MV-75, o Maj. Gen. Clair Gill, comandante do Centro de Excelência em Aviação do Exército, deu uma resposta clara.

“Acho que é mais amplo que o MV-75, mas acho que a resposta é sim’” disse Gill, falando em um painel durante a conferência anual da Associação do Exército dos EUA (AUSA).
O interesse do US Army surgiu depois que a Boeing e a Lockheed Martin revelaram conceitos para aeronaves de combate autônomas e totalmente reutilizáveis na véspera da conferência da AUSA. Essas aeronaves autônomas poderiam ser usadas para aumentar o número de aeronaves de asas rotativas tripuladas do Exército e atender aos requisitos de velocidade e alcance impostos pela área operacional Indo-Pacífico, disse o Brigadeiro-General Phillip Baker, diretor da equipe multifuncional Future Vertical Lift.

O Exército continua no início do processo de elaboração de requisitos para CCA. O conceito se baseia no desenvolvimento de uma arquitetura de Comando e Controle de Próxima Geração, que agora está em desenvolvimento. Quem poderia ser os CCA do US Army? Despontam vários candidatos como o GA-ASI XQ-67A; o Kratos XQ-58A; o Anduril YFQ-44, o GA-ASI YFQ-42A e o Boeing MQ-28A.

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