

China cria instalação de testes de UAV/UCAV no Tibete. A China estabeleceu uma nova instalação de testes de voo para UAV e UCAV localizada no Tibete, a mais de 4.000 m, para testar o desempenho em altas altitudes de seus vários drones.
A instalação, aproveitando a quantidade suficiente de áreas planas do Planalto do Tibete, tem uma série de vantagens no teste de UAVs em grandes altitudes. Embora qualquer outra instalação de teste possa realizar testes de voo em grandes altitudes, ter uma pista a mais de 4.000 m de altitude oferece a vantagem de realizar testes de decolagem e pouso em condições onde a densidade do ar e, portanto, a sustentação, são menores. Além disso, os UAVs podem atingir altitudes mais elevadas em menos tempo, economizando tempo e dinheiro.
No entanto, esta instalação de testes pode servir a um propósito mais profundo. A China é conhecida por ter forças terrestres em regiões de grande altitude, sendo mais difíceis de localizar e atacar. Adicionar UAV/UCAV otimizados para operar ao nível de montanha proporcionaria maior vigilância e capacidade ofensiva.
O relatório da Global Defense Insight sobre um protótipo de UAV chamado Ali Yundun 1 testado nesta instalação corrobora essa afirmação. Para operar em altitudes elevadas, UAVs precisam de asas que ofereçam maior sustentação (o que pode ser alcançado por meio de uma área maior e layouts alternativos de superfícies de controle) e motores com turbocompressores potentes para garantir o suprimento de ar denso.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS