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China inicia construção do seu quarto porta-aviões, o primeiro movido a energia nuclear

7 de outubro de 2025
China inicia construção do seu quarto porta-aviões, o primeiro movido a energia nuclear. Fotos: redes sociais.
China inicia construção do seu quarto porta-aviões, o primeiro movido a energia nuclear. Fotos: redes sociais.

China inicia construção do seu quarto porta-aviões, o primeiro movido a energia nuclear. Informações recentes vinda de analistas militares chineses confirmam que Pequim iniciou a construção do seu quarto porta-aviões, o primeiro com propulsão nuclear. Designado provisoriamente o Tipo 004, o navio contará com catapultas eletromagnéticas e uma grande ala aérea embarcada, projetada para competir com os principais porta-aviões da Marinha Americana.

A construção teria começado no Estaleiro de Dalian, na província de Liaoning, onde imagens de satélite e vazamentos internos revelam a montagem modular das seções do casco e a infraestrutura das catapultas de lançamento. Avaliações iniciais de fontes de defesa chinesas sugerem que o Tipo 4 terá aproximadamente 340 metros de comprimento e deslocará entre 110.000 e 120.000 toneladas, posicionando-o firmemente na categoria de superporta-aviões.

Com poucas informações técnicas disponíveis, o que se projeta é que o Tipo 004 chinês teria características muito similares a classe Gerald R. Ford da US Navy, mas se diferem significativamente em maturidade tecnológica e integração de missão. Ambos os navios são impulsionados por reatores nucleares e adotam sistemas de catapultas eletromagnéticas (EMALS).

Com propulsão nuclear, deslocamento superior a 100 mil toneladas, catapultas eletromagnéticas e uma ala aérea embarcada com mais de 90 aeronaves, o Tipo 004 chinês é comparável aos mais poderosos porta-aviões da Marinha Americana. Foto: redes sociais.
Com propulsão nuclear, deslocamento superior a 100 mil toneladas, catapultas eletromagnéticas e uma ala aérea embarcada com mais de 90 aeronaves, o Tipo 004 chinês é comparável aos mais poderosos porta-aviões da Marinha Americana. Foto: redes sociais.

A classe Ford utiliza dois reatores nucleares A1B, gerando mais de 700 megawatts de energia, enquanto o Tipo 4 chinês supostamente estaria equipado com dois reatores que forneceriam um total de aproximadamente 500 megawatts de potência. Acredita-se que o sistema de propulsão nuclear do chinês seja baseado em um derivado naval da série de reatores de água pressurizada Longwei, oferecendo alcance operacional quase ilimitado.

Isso permitirá que os grupos de ataque de porta-aviões da Marinha Popular (PLA) mantenham operações muito além das zonas litorâneas da China, estendendo o alcance marítimo de Pequim através do Pacífico e, potencialmente, até o Oceano Índico e além.

Quanto a Ala Aérea embarcada, a classe Ford acomoda aproximadamente 75 aeronaves, incluindo caças furtivos F-35C, aeronaves E-2D Advanced Hawkeye AEW&C, EA-18G Growlers para guerra eletrônica e helicópteros. O Tipo 004 levaria mais de 90 aeronaves entre caças de ataque pesado J-15T, aeronaves furtivas J-35, plataformas KJ-600 AEW e futuros sistemas não tripulados.

A classe Ford tem um avançado sistema de parada, elevadores de armas altamente automatizados e um convés de voo de última geração, projetado para suportar até 160 surtidas por dia. A real capacidade do Tipo 004 ainda é desconhecida, pois se trata de um projeto não testado, ao contrário da frota da US Navy.

USS Gerald R. Ford (CVN 78). Foto: USN.
USS Gerald R. Ford (CVN 78). Foto: USN.

Comparado com os três porta-aviões anteriores da Marinha Chinesa, o Liaoning 17 (Tipo 001), o Shandong 18 (Tipo 002) e o Fujian 19 (Tipo 003), o Tipo 004 será maior, mais avançado e terá uma capacidade de combate superior, representando um avanço tecnológico sem precedentes para o poder naval do país.

As implicações para a Marinha dos EUA são imediatas e sérias. Durante décadas, os superporta-aviões americanos mantiveram domínio incontestável nos oceanos do mundo, apoiados por uma rede logística sofisticada, alas aéreas embarcadas e formações de escolta integradas. O surgimento de um porta-aviões chinês com propulsão nuclear e grande capacidades de voo e deslocamento comparáveis ​​sugere o início de uma verdadeira competição em alto-mar.

Embora os Estados Unidos ainda mantenham uma vantagem em experiência operacional e tecnologias avançadas, como o F-35C e o E-2D Advanced Hawkeye, o ritmo acelerado de desenvolvimento de porta-aviões da China ameaça diminuir essa lacuna.

Analistas chineses indicaram que o Tipo 004 será escoltado pelos navios de guerra mais modernos da frota da PLA, incluindo os contratorpedeiros de mísseis guiados Tipo 055A/B, as fragatas Tipo 054B de última geração e os submarinos de ataque movidos a energia nuclear Tipo 095. Esses ativos permitiriam à PLA formar um grupo de ataque de porta-aviões coeso, moderno e altamente capaz, semelhante em estrutura e função às formações do Grupo de Batalha da Marinha dos EUA.

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