

França: Bretanha recebe sua primeira base aérea. Após 60 anos da entrada em operação do radar da Bretanha, o Destacamento Aéreo (DA) 928 tornou-se oficialmente, em 25 de setembro de 2025, Base Aérea 928 — a primeira base do Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) instalada na Bretanha.
No extremo oeste da França, o destacamento Air 928 na Bretanha mudou sua status para se tornar uma base aérea (BA), consolidando-se assim como uma base aérea de pleno direito, adaptada para enfrentar os atuais desafios estratégicos.
Estabelecida desde 1965 em Loperhet, em Finistère, quinze quilômetros a sudeste de Brest, esta base conjunta não é desconhecida. Reconhecível por seu imponente radome, seu radar contribui 24 horas por dia para a Postura Permanente de Segurança Aérea Francesa (PPS-A) e, assim, contribui para a segurança e proteção do território nacional. Posto avançado da defesa francesa, a base de radar constitui um elo essencial na vigilância e segurança aérea do noroeste do país:
“Mais do que nunca, contamos com nossos aviadores da Bretanha, eles que são os mais ocidentais da França continental, eles cujo olhar se estende além do horizonte, eles que são os primeiros a ver a ameaça vinda do Grande Norte, para lembrar seus anciãos, pioneiros e heroicos, no cumprimento de sua missão”, expressou o General da Força Aérea Jérôme Bellanger, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e Espacial (CEMAAE — Chef d’état-major de l’armée de l’Air et de l’Espace), durante seu discurso no local.
Até então, o local era um destacamento aéreo, dependente de uma base principal para determinadas funções administrativas e logísticas. A transição para o status de base aérea, portanto, marca um passo importante. Agora autônoma, a BA 928 conta com recursos expandidos, um comando independente e a capacidade de fortalecer suas missões operacionais, seja na gestão de tráfego e operações aéreas, seja na postura permanente de segurança aérea e na proteção de defesa (PRODEF — ProtectionDdéfense) em torno dessas infraestruturas de vital importância.
Os 60 anos do Radar da Bretanha — Tudo começou em 1962, quando o Comitê Permanente para a Segurança da Navegação Aérea decidiu estabelecer uma estação de radar conjunta na Bretanha, destinada a atender missões da Marinha e da Aviação Civil. Três anos depois, em 1965, o radar da Bretanha foi oficialmente inaugurado, marcando o nascimento de um local estratégico para vigilância aérea e radionavegação.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS