

Tailândia encomendou um Airbus A330 MRTT+. A Força Aérea Real Tailandesa (RTAF) encomendou um Airbus A330 Multi Role Tanker Transport Plus (MRTT+), a mais recente versão da aeronave de reabastecimento em voo (REVO) e transporte, baseada na plataforma civil A330neo. A aeronave é equipada com os sistemas REVO com mangueira e cesto (probe and drogue) e lança (boom), além de kit de evacuação médica e configuração interna cabine VVIP.
A Airbus informou que o A330 MRTT+ tailandês entrará na linha de conversão do centro especializado de Getafe, na Espanha, em 2026 e a entrega final para a RTAF está prevista para 2029.
“A escolha do A330 MRTT+ pela Tailândia reforça a confiança depositada nesta plataforma, ao mesmo tempo em que abraça a evolução na eficiência, capacidade e sustentabilidade. A nova versão do A330 MRTT será um ativo fundamental para a Força Aérea Real Tailandesa, baseado no seu desempenho comprovado ao longo dos anos através dos nove operadores mundiais, acumulando mais de 340.000 horas de voo”, disse Jean-Brice Dumont, Chefe do Departamento Air Power da Airbus Defence and Space.
As capacidades avançadas do A330 MRTT+ serão fundamentais para garantir a soberania da Tailândia, fornecer Assistência Humanitária e Socorro em Desastres (HADR) e apoiar missões de Evacuação Médica (MEDEVAC).
Lançado no Farnborough Airshow de 2024, o A330 MRTT+ integra as inovações do A330-800 civil, incluindo motores Rolls-Royce Trent 7000, e aerodinâmica refinada na ponta das asas, proporcionando até 8% de economia de combustível e redução de ruído. O peso máximo de decolagem foi aumentado de 233 toneladas para 242 toneladas, maior alcance, maior fluxo de combustível fornecido para a aeronave receptora e ampla flexibilidade operacional.
Mantendo 95% de comunalidade de fuselagem com a frota atual do A330 MRTT, a versão MRTT Plus garante comunalidade de treinamento e acesso a uma rede de manutenção global robusta. O A330 MRTT está homologado para reabastecer mais de 25 tipos de aeronaves receptoras.
O A330MRTT detém mais de 90% do mercado fora dos EUA. Até o momento, um 85 aeronaves foram encomendadas por 11 clientes diferentes, incluindo Austrália, Canadá, França, OTAN, Arábia Saudita, Singapura, Coreia do Sul, Espanha, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.
Com o pedido da Tailândia, a Airbus fortalecerá ainda mais sua colaboração com a Thai Aviation Industries (TAI). As empresas assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) expandido para incluir suporte de manutenção no país para o A330 MRTT+ da RTAF. Esta expansão se baseia na cooperação existente para a manutenção da aeronave de transporte C295 na Tailândia.
O MoU expandido também marca um passo importante na estratégia de longo prazo da Airbus com a política “Make in Thailand”. Ao incluir o suporte ao A330 MRTT+ na TAI, a Airbus apoiará as Forças Armadas Reais Tailandesas no aumento da autossuficiência para necessidades operacionais, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento de indústria local.
“Por meio de nossa parceria com a TAI, a Airbus está comprometida em transferir habilidades, know-how e tecnologia para desenvolver ainda mais as capacidades aeroespaciais na Tailândia”, acrescentou Jean-Brice Dumont. “Este Memorando de Entendimento expandido com a TAI garante que o A330 MRTT+ da RTAF seja mantido no país, ao mesmo tempo em que reforça nossa contribuição para o ecossistema de defesa e o crescimento industrial da Tailândia.”
Fonte: Airbus
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO