

Taiwan: ministro da defesa da China diz que o mundo está entre a paz ou a guerra. O ministro da Defesa chinês, Dong Jun, afirmou durante o Fórum de Segurança de Xiangshan, que Taiwan não é negociável e devolver a ilha à China é parte integrante da ordem internacional.
“O Exército de Libertação Popular é uma força poderosa que defende a reunificação nacional e nunca permitirá que tentativas separatistas taiwanesas tenham sucesso”, disse Dong na quarta-feira (17), durante a abertura do Fórum de Segurança de Xiangshan, em Pequim.
Ele alertou contra qualquer intervenção militar estrangeira e pressão externa para forçar os países a escolherem lados, o que ele acredita que isso mergulharia a comunidade mundial no “caos e conflito”. Ao mesmo tempo, ele disse que “a obsessão pela superioridade militar absoluta e pelo direito do mais forte” levará a um mundo dividido, caracterizado pela lei da selva.
Falando na abertura do evento para diversos chefes de defesa, oficiais militares e acadêmicos de vários países, Dong enfatizou que a China pode “assumir a responsabilidade histórica de manter a paz mundial” e que seu poder militar contribuirá diretamente para isso.

Além disso, a China contribuirá ainda mais para as forças de paz da ONU, afirmou o ministro. Ele também disse que o país “protegerá as rotas comerciais marítimas internacionais” por meio de exercícios militares conjuntos com outros países.
Segundo Dong, os países em desenvolvimento devem ter maior influência nos assuntos internacionais, e ele anunciou que a China cooperará com “todas as forças amantes da paz” para defender a ordem internacional pós-Segunda Guerra Mundial.
Ele também destacou o Mar da China Meridional, dizendo que Pequim trabalha em conjunto com outros países para acelerar as negociações sobre um código de conduta comum. “As relações de defesa com outros países determinarão se teremos um futuro de paz ou de guerra”, disse ele.
“O mundo está numa encruzilhada entre paz ou guerra, diálogo ou confronto”, disse Dong, salientando que as exigências de paz, desenvolvimento e cooperação se tornaram mais fortes, enquanto o Sul global cresceu em força.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO