• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
2

Comando de Aviação do Exército Brasileiro renovando sua frota

18 de setembro de 2025
Comando de Aviação do Exército Brasileiro renovando sua frota. Airbus H145M do Exército Alemão. Foto: Airbus.
Comando de Aviação do Exército Brasileiro renovando sua frota. Airbus H145M do Exército Alemão. Foto: Airbus.

Comando de Aviação do Exército Brasileiro renovando sua frota. O Comando de Aviação do Exército (CAvEx) está prestes a iniciar a renovação da sua frota de helicópteros com o recebimento dos primeiros UH-60M Black Hawk dos Estados Unidos. Além disso, recentemente surgiu a informação de que o CAvEx planeja a aquisição de doze novos Airbus H145M.

Em maio de 2024, o programa de Vendas Militares Estrangeiras dos EUA (FMS) aprovou o fornecimento para o Exército Brasileiro de até doze helicópteros UH-60M Black Hawk que substituirão seus envelhecidos S-70A (designação HM-2) e AS532UE Cougar (HM-3). O primeiro UH-60M deverá chegar ao Brasil ainda neste ano, seguido de dois ao ano até o último em 2029.

O primeiro UH-60M do Exército Brasileiro deverá chegar ao país ainda neste ano. Foto: US Army.
O primeiro UH-60M do Exército Brasileiro deverá chegar ao país ainda neste ano. Foto: US Army.

No âmbito da renovação da sua frota, recentemente o Exército Brasileiro anunciou que planeja comprar 12 novos helicópteros multimissão H145M produzidos pela Helibras, uma empresa do grupo Airbus, sediada em Itajubá (MG). Segundo o General de Divisão Everton Pacheco da Silva, chefe do Projeto Estratégico do Exército, os primeiros quatro H145M seriam recebidos em 2028.

Com capacidade para transportar até 10 soldados totalmente equipados, autonomia de 3h30min e alcance de aproximadamente 650 quilômetros, o H145M é uma plataforma multifuncional capaz de ser empregada em uma ampla gama de missões, incluindo assalto aéreo, transporte tático, evacuação aeromédica, apoio aéreo aproximado, entre outras.

O H145M tem maior poder de fogo que os H125M Esquilo do CAvEx. Foto: Airbus.
O H145M tem maior poder de fogo que os H125M Esquilo do CAvEx. Foto: Airbus.

Para operações armadas, o H145M pode ser equipado com o sistema HForce que o capacita para receber metralhadoras calibre 7,62 mm e .50 BMG, canhões de 20 mm, foguetes de 70 mm (guiados ou não guiados), além de mísseis ar-ar ou ar-terra. Neste tipo de operação, o H145M supera amplamente os atuais H125M Esquilo do CAvEx, os quais são capazes de empregar apenas armamentos não guiados de calibre médio.

Entre os principais operadores mundiais do H145M está o Exército dos EUA, onde recebeu a designação UH-72 Lakota e cumpre principalmente funções de instrução avançada. Na América do Sul o Equador é operador do Airbus H145M.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login