O Exército dos Estados Unidos (US Army), através do Departamento de Estado, comunicou o decisão de desmontar centenas de helicópteros Boeing AH-64D Apache excedentes e obsoletos, com objetivo de liberar espaço físico para novas aeronaves.
O Comando de Contratação do Exército – Redstone Arsenal (ACC-RSA – Army Contracting Command- Redstone Arsenal ) está procurando empresas para realizar o desmonte e descarte regular de uma grande quantidade de equipamentos excedentes, ao ritmo de até sete aeronaves por mês.
O Gerente de Projeto do Helicóptero de Ataque Apache (PM AAH – Project Manager for Apache Attack Helicopter), do Escritório Executivo do Programa para Aviação (PEO AVN – Program Executive Office for Aviation), ressalta que:
“O Governo dos EUA busca identificar parceiros que tenham conhecimento, capacidade e experiência para atender aos requisitos necessários para desmontagem dos helicópteros Apache AH-64D”.
Está prevista a remoção e recuperação de peças e componentes específicos, que serão usadas no estoque de sobressalentes da frota operacional. O documento informa que os trabalhos deverão iniciar em janeiro de 2022 e a conclusão prevista para dezembro de 2027.
Apesar de não ter sido especificado, a retirada e desmanche dos AH-64D abre espaço para possíveis vendas para o mercado externo, via FMS a países que buscam ampliar sua frota ou mesmo instaurar uma aviação de ataque.
Construído pela Boeing, o Apache AH-64 é o principal helicóptero de ataque do US Army, que atualmente opera nas versões AH-64D Longbow e AH-64E Guardian. A aeronave é projetada para apoiar tropas em todos os cenários de guerra. Capaz de destruir alvos blindados, pessoais e materiais em condições extremas de combate, os Apaches são usados nas unidades de Cavalaria e Guarda Nacional do Exército.
@FFO/CAS