

Voa o segundo B-21A Raider. A USAF anunciou na quinta-feira, 11/09, que a segunda aeronave de teste B-21A Raider fez o seu primeiro voo a partir da Base Aérea de Edwards, na Califórnia.
Com dois B-21A em Edwards (AF-0001 e AF-0002), a USAF afirmou que agora pode avançar para fases mais avançadas de testes, abrangendo integração de armas e sistemas de missão crítica. Até agora, os testes do B-21A se concentravam principalmente nas verificações iniciais de desempenho de voo.

“Com a chegada do segundo B-21 Raider, nossa campanha de testes de voo ganha impulso substancial”, disse o Secretário da Força Aérea, Troy Meink. “Agora podemos agilizar avaliações críticas dos sistemas de missão e das capacidades de armas, apoiando diretamente a dissuasão estratégica e a eficácia em combate previstas para esta aeronave.”
O B-21, que a Northrop Grumman anuncia como a primeira aeronave de sexta geração do mundo, conseguirá transportar armas nucleares e convencionais, e sua furtividade avançada deve permitir que ele execute missões de ataque no território inimigo.
O bombardeiro, batizado em homenagem ao Doolittle Raiders, feitos em abril de 1942 durante a Segunda Guerra Mundial, pretende substituir os antigos bombardeiros B-1B Lancer e B-2A Spirit. A USAF planeja pelo menos 100 B-21 e 76 B-52J Stratofortresses remodelados, como espinha dorsal de sua força nuclear.

A Força Aérea e a Northrop Grumman revelaram o primeiro B-21 em uma fábrica em Palmdale, Califórnia, em dezembro de 2022. Quase um ano depois, em 10 de novembro de 2023, o primeiro B-21A fez seu voo inaugural.
Ter dois B-21 em Edwards também proporcionará aos mantenedores de B-21 mais experiência prática com os bombardeiros, afirmou a USAF. Isso ajudará a Força Aérea a levar o B-21 mais rapidamente a um ponto em que ele possa ser usado em operações normais, disse o Chefe do Estado-Maior da USAF, General David Allvin.

“A adição de um segundo B-21 ao programa de testes de voo acelera o processo de implantação”, disse Allvin. “Com mais recursos no ambiente de testes, levamos essa capacidade aos nossos combatentes com mais rapidez, demonstrando a urgência com que estamos lidando com a modernização.”
A USAF também disse que no ano fiscal de 2026 lançará grandes projetos de construção em todas as três bases operacionais designadas do B-21: Ellsworth AFB, em Dakota do Sul, Whiteman AFB, no Missouri (lar dos B-2A), e Dyess AFB, no Texas.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS