O LUH – Helicóptero Utiliário Leve (Light Utility Helicopter), desenvolvido pela indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL), concluiu hoje (09) os testes de performance de voo em alta altitude e alta temperatura na região do Himalaia.
Os testes de envelope e desempenho de voo realizados pelo LUH, foram concluídos com sucesso. A aeronave foi levada para a região de Leh, na Índia, cujas altitudes superam 3.300 metros e temperaturas próximas a 32ºC. Após, o helicóptero foi levado para a base militar indiana de Daulat Beg Oldie (DBO), região de Ladakh, onde está uma das pistas de pouso mais elevadas do mundo, com mais de 5.000 metros de altitude (16.000 pés).
Durante os testes na região do Himalaia, o LUH pousou em helipontos ainda mais altos, em Amar (19.000 pés) e Sonam (21.000 pés). A equipe técnica da HAL, comemorou os resultados e ressaltou os excelentes resultados obtidos pelo helicóptero indiano.
A versão para as Forças Armadas indianas do helicóptero, está apta para inciar a homologação operacional junto as autoridades, informou o Presidente da HAL CMD, Shri R Madhavan. O Diretor de Engenharia e Desenvolvimento da HAL, Arup Chatterjee, informou que o desempenho do LUH e todos os seus sistemas foi satisfatório e atende aos requisitos solicitados pelos clientes.
Em um comunicado, a HAL disse:
“Embora essas condições meteorológicas extremas imponham restrições de voo a todas as outras aeronaves civis e militares, os voos LUH não foram impedidos, pois são projetados para tais operações”.
O LUH – Light Utility Helicopter é uma aeronave para dois pilotos e seis passageiros, com peso máximo de decolagem aproximado de três toneladas. É impulsionada por um motor Turbomeca Shakti-1U de 1.070 SHP, com velocidade de cruzeiro de 235 km/h (146 nós) e alcance aproximado de 350 km.
O projeto LUH foi desenvolvido para atender as necessidades das forças armadas indianas, que necessitam de aproximadamente 400 aeronaves para substituir a frota de helicópteros Cheetah e Chetak. Deste total, a Hindustan Aeronautics planeja fornecer aproximadamente 180 aeronaves para o governo.
@FFO