

Hyundai suspende trabalho no programa Supernal Air Taxi. A empresa Supernal, a unidade de táxi aéreo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da montadora sul-coreana Hyundai, está supostamente “pausando” seu desenvolvimento. O Supernal é um dos concorrentes do modelo da Embraer/Eve Air Mobility.
O Orange County Register foi o primeiro a noticiar que a Supernal está “pausando” seu programa de aeronaves, que iniciou os testes de voo com um demonstrador em março, após anos tem lutado para decolar. A empresa tinha como meta o lançamento comercial até 2028 em cidades como Los Angeles, onde adquiriu instalações próximo de Irvine e Fremont.
O Register também foi o primeiro a noticiar a saída do diretor de tecnologia da Supernal, David McBride, que anteriormente era o diretor mais antigo do Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA em Edwards, Califórnia. A saída de McBride segue a do CEO da Supernal, Jaiwon Shin, que chefiava a divisão de mobilidade aérea avançada (AAM — Advanced Air Mobility) da Hyundai, em meio ao que a empresa descreveu em agosto como uma “transição estratégica de liderança”.
Shin — também veterano da NASA — assumiu a função de consultor, e o diretor de operações interino David Rottblatt assumirá suas responsabilidades. Veronica Grigoriou, que lidera as comunicações externas da Supernal, afirmou que a empresa “continua confiante no potencial de longo prazo da AAM e continuará investindo na construção de um negócio sustentável”.
Embora as regulamentações e a infraestrutura do AAM ainda estejam sendo desenvolvidas, a Supernal ainda precisa provar que possui uma aeronave que pode tirar proveito delas. No início deste ano, a empresa iniciou os testes iniciais em uma instalação na Base Aérea de Edwards (KEDW), na Califórnia, mas ainda não conseguiu realizar o voo com um modelo de produção ou sem cabo. Esse programa foi “suspenso”, informou o Register.
A Supernal cortou mais de 50 funcionários em suas instalações em Fremont, Condado de Orange, e Mojave, Califórnia, durante o verão, como parte de medidas mais amplas de corte de custos na Hyundai.
Assim como outros desenvolvedores de táxi aéreo eVTOL, a Supernal tem a ambição de mudar a maneira como as pessoas voam, combinando a capacidade de sustentação vertical dos helicópteros com a eficiência das aeronaves de asa fixa. Mas concretizar o conceito não é isento de desafios.
A subsidiária da Hyundai revelou seu principal conceito, o S-A2, em janeiro de 2024 na Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas. O modelo foi projetado inicialmente para um piloto transportar até quatro passageiros em rotas urbanas de emissão zero, de 25 a 40 km/h, a cerca de 193 km/h (104 nós) a 465 metros acima do solo.
Assim como muitos de seus concorrentes, o S-A2 utiliza um sistema de propulsão elétrica distribuída para alimentar um conjunto de hélices basculantes, que auxiliam em todas as fases do voo. Segundo a Supernal, a aeronave operará “tão silenciosamente quanto uma máquina de lavar louça”. Ela também apresenta um design incomum de cauda em V que combina as funções de leme e profundor, semelhante ao Cirrus Vision SF50 ou versões anteriores do Beechcraft Bonanza.
A Supernal, com o apoio da Hyundai, seguirá dificilmente o mesmo caminho das concorrentes alemãs Lilium e Volocopter, que ficaram sem caixa no ano passado. A Lilium encerrou suas operações desde então, enquanto os ativos da Volocopter foram adquiridos pela controladora da Diamond Aircraft.
Ainda assim, um hiato prolongado pode colocá-la atrás de concorrentes como Joby Aviation, Archer Aviation, Beta Technologies, Embraer/Eve Air Mobility e Wisk Aero, da Boeing.
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