

MOD UK define a aposentadoria do Eurofighter Typhoon. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) confirmou as datas de retirada da frota de caças Eurofighter Typhoon na Royal Air Force (RAF).
A ministra da Defesa Maria Eagle em 1º de setembro declarou por escrito ao Parlamento Britânico que “as datas planejadas para a retirada da frota de aeronaves Typhoon da RAF são: Tranche 1, 2027; Tranche 2, 2040; Tranche 3, 2040”. Ela acrescentou que “a RAF não tem nenhuma aeronave Typhoon Tranche 3A”.
A Ministra Eagle confirmou que “26 das 30 aeronaves Typhoon da Tranche 1 foram desmanteladas até 1º de julho de 2025; isso equivale a 87% da frota da Tranche 1”. As fuselagens restantes da Tranche 1 deixarão de operar dois anos nos próximos.
As aeronaves Typhoon atualmente em serviço na RAF são: Tranche 1 – 4; Tranche 2 – 67; Tranche 3 – 40. Os Tranches 2 e 3 incorporam hoje os Typhoon T3 (treinador) e os FGR4.
Embora a força de Typhoon da RAF ainda totalize mais de 110 aeronaves, sua força operacional está agora concentrada nas unidades mais novas. Os quatro aviões da Tranche 1 remanescentes devem ser aposentados até 2027, enquanto as frotas da Tranche 2 e da Tranche 3 devem permanecer em serviço até 2040. O Ministério da Defesa afirmou anteriormente que os parceiros do programa Eurofighter estão comprometidos em garantir que o Typhoon permaneça competitivo, incluindo a integração do radar European Common Radar Standard 2, o que estenderá a relevância da aeronave nas próximas décadas.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS