

Empresas sul-coreanas formam grupo para desenvolver a futura aeronave EW para a RoKAF. As empresas sul-coreanas Korean Air e a LIG Nex1 anunciaram a formação de um consórcio para competir no “Projeto de Desenvolvimento de Sistema de Guerra Eletrônica (EW) Bloco I” da Força Aérea da República da Coreia (RoKAF).
Com um investimento total de KRW 1,7775 trilhão (US$ 1,2 bilhão), as empresas selecionadas pelo grupo nacional conduzirão pesquisas e desenvolvimento para a nova plataforma aerotransportada EW da RoKAF. A proposta final para o projeto está programada para ser apresentada no início de setembro, de acordo com a Korean Air e LIG Nex1.
A Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) aprovou em 2023 a estratégia básica para o projeto. Em junho de 2025, aprovou o “plano básico de desenvolvimento do sistema”, com a abertura para o recebimento das propostas em 15 de julho.
A DAPA informou em 2023 que a nova plataforma operaria como uma aeronave de interferência eletrônica, semelhante ao novo EA-37B “Compass Call” da USAF. As empresas nacionais selecionadas para o projeto serão responsáveis pela integração dos sistemas EW e modificações das aeronaves. A Coreia do Sul pretende adquirir até quatro dessas plataformas EW até 2032.
O papel da Korean Air no consórcio é cuidar da integração de sistemas e da modificação ou fabricação de aeronaves. A LIG Nex1 será responsável pelo desenvolvimento de sistemas e pelo desenvolvimento e instalação de equipamentos de guerra eletrônica, de acordo com declarações de ambas as empresas.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO