

FOTOS: C-130J e A400M operando em uma praia da Dinamarca. Aeronaves de transporte pesado da Dinamarca, Noruega, Alemanha e Bélgica, participaram de um treinamento conjunto de pousos e decolagens em pistas não preparadas organizado pela Força Aérea Real Dinamarquesa (RDAF). Realizado entre os dias 12 e 14/08, o treinamento ocorreu na praia de Lakolk, na Ilha de Rømø, no sul da Dinamarca.
Organizado anualmente pela Ala de Transporte da RDAF, o treinamento na praia de Lakolk faz parte do conceito “Agile Combat Employment” (ACE) da OTAN, que tem por objetivo preparar as Forças Aéreas aliadas para operações em ambientes austeros e longe das suas bases e aeroportos convencionais.
Neste ano, participaram militares da Ala de Transporte da RDAF com seus C-130J Super Hercules B-536 e B-537; o Esquadrão 335 da RNAF com o C-130J matrícula 5699 “Frøya”; o Esquadrão de Transporte 62 da Luftwaffe com o Airbus A400M matrícula 54+41; o Esquadrão franco-alemão BATS com um C-130J; e o Esquadrão de Transporte da Força Aérea Belga com o A400M matrícula CT-03.
Com uma extensa faixa de areia sem obstáculos, a praia de Lakolk, em Rømø, é uma das mais propícias para esse tipo de operação na região. Por esse motivo RDAF e a OTAN organizam esse treinamento para aprimorar as capacidades operacionais em ambientes não tradicionais.
A Ilha de Rømø é muito popular entre os turistas, e o exercício aéreo é usado pelas autoridades locais para atrair mais visitantes. Moradores e turistas são informados sobre as regras de comportamento e segurança, bem como os locais que poderão ficar para apreciar e fotografar as atividades.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO