

Chile contrata Boeing para suporte de manutenção dos seus KC-135. A Boeing fornecerá suporte de manutenção pesada e engenharia para a frota de três KC-135E Stratotanker da Força Aérea Chilena (FACh). A empresa foi contratada sob o programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) mantido pelo governo dos Estados Unidos.
De acordo com o publicado pelo Departamento de Estado dos EUA em 31 de julho, a Boeing recebeu uma modificação de contrato no valor de US$ 79.349.247, correspondente à uma emenda do contrato anterior concedido pelo Departamento de Defesa via FMS, cujo valor total ficará em US$ 154.538.133. O acordo envolve o fornecimento de suporte técnico para os KC-135 do Chile, da França e da Turquia.

Gerenciado pelo Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da USAF, os trabalhos serão realizados em vário locais, incluindo Oklahoma City, Oklahoma; San Antonio, Texas; Huntsville, Alabama; Houston, Texas; Pleasanton, Califórnia; Long Beach, Califórnia; Mesa, Arizona; Tukwila, Washington; St. Louis, Missouri; Fort Walton Beach, Flórida; e Vancouver, Canadá. A previsão de conclusão é até 30 de junho de 2033.
A FACh opera três Boeing KC-135E Stratotanker adquiridos de segunda mão dos EUA em 2009 e matriculadas 981, 982 e 983. O trio é operado pelo 10º Grupo de Aviação subordinado à 2ª Brigada Aérea, responsável pelas Unidades de Transporte, Reabastecimento em Voo, Alerta Antecipado e Controle Aerotransportado da FACh.
Os serviços de suporte técnico fornecidos pela Boeing possibilitarão que a frota de KC-135E chilena mantenham a disponibilidade operacional pelos próximos anos, afim de cumprir sua função de ser o principal vetor de suporte multimissão pesado da FACh.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO