Na segunda-feira (07), as redes sociais foram movimentadas com imagens de um Mig-29 da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRAF). As fotos mostram a parte traseira do avião, supostamente do Esquadrão 11 TFS, na Base Aérea Mehrabad, em Tehran.
Na carenagem do motor direito da aeronave, estão presas quatro folhas impressas com frases escritas em árabe, protestando contra a execução do atleta Navid Afkari, que foi condenado a morte, após ser preso em manifestações contra o governo de Hassan Rohani.
Nas folhas presas ao Mig-29, a frase “Não execute nosso Navid”, chamam a atenção por ser um manifesto surgido dentro de uma base aérea do governo, supostamente partindo de militares da IRAF.
Os protestos contra a execução do atleta iraniano ganharam o mundo, inclusive com pedido do presidente norte-americano Donald Trump. O herdeiro do Chá Reza Pahlavi, desposto do governo do Irã em 1979, divulgou a imagem da aeronave nas suas redes sociais.
Iranians are united in their desire for liberty & justice. Today pilots and other crew members at Mehrabad air base demonstrated their support for #NavidAfkari, another reminder that the heart of Iran’s armed forces is with the people, not the occupying regime.
Originally tweeted by Reza Pahlavi (@PahlaviReza) on 7 de September de 2020.
@FFO