
PENSACOLA, Fla. -- Col. Shane 'Shamus' Muscato, the 479th Flying Training Group (FTG) commander, and 479th FTG officers Maj. Christoper Sunnekalb, Capt. Kayla Hamilton and pilot Russel Early pose for a photo with the last T-1A Jayhawk onboard Naval Air Station (NAS) Pensacola before its final flight July 28. The aircraft’s retirement is part of the Air Force’s larger transition toward a fully modernized CSO training environment.

USAF aposentou o último T-1A Jayhawk. O último jato de treinamento T-1A Jayhawk da USAF realizou seu voo final no dia 28 de julho de 2025, da Estação Aérea Naval de Pensacola, na Flórida, para o armazenamento no “cemitério” do 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (309th AMARG), da Base Aérea Davis-Monthan, no Arizona.
O derradeiro voo do último Jayhawk teve no comando o Coronel Shane Muscato, Comandante do 479º Grupo de Treinamento de Voo (479th FTG), sediado na NAS Pensacola. Foi o fim de quase 15 anos de história do Jayhawk no 479th FTG, também conhecido como o “Berço da Aviação Naval”, onde desempenhou um papel central no treinamento de milhares de Oficiais de Sistemas de Combate (CSO) da USAF.

“O T-1A tem sido fundamental para a nossa missão e para o nosso legado aqui em Pensacola. Ele treinou milhares de aviadores e moldou o futuro do poder aéreo. Este voo final honra esse legado e aponta para o futuro do treinamento baseado em simulação”, disse Muscato.
A aposentadoria do T-1A Jayhawk faz parte de uma ampla mudança da USAF em direção a uma estrutura de treinamento modernizada, onde plataformas antigas estão sendo desativadas, dando lugar à avançados sistemas de simulação na instrução dos CSO. Embora o turboélices T-6A Texan II continuem apoiando o treinamento de voo inicial, simuladores de alta fidelidade agora assumirão o papel avançado antes ocupado pelo Jayhawk.

Originalmente destinado à instrução de navegadores e oficiais de sistemas, o bimotor à jato T-1A oferecia alto desempenho, médio alcance e aviônicos capazes de replicar cenários ar-ar, ar-solo, navegação e guerra eletrônica. Desde sua chegada a Pensacola em 2011, o Jayhawk registrou mais de 112.700 horas de voo e apoiou mais de 70.000 missões, formando 3.872 CSO.
O T-1A Jayhawk foi originalmente derivado do jato executivo Beechjet 400A adaptado para uso militar como um treinador multimotor. Sua aposentadoria reforça a intenção da USAF de otimizar seu treinamento, especialmente para funções de sistemas de missão e gerenciamento de sensores.

A chegada da aeronave à AMARG — frequentemente chamada de “Boneyard” (cemitério) — permitirá que as peças restantes sejam recuperadas e reaproveitadas para manutenção contínua da frota ou suporte aos programas de treinamento aliados que ainda usam a plataforma.
Embora nenhuma aeronave substituta formal preencha a função do Jayhawk no programa de treinamento dos CSO, cujo novo ambiente de simulação aumentará a eficiência da formação desses oficiais. Com o voo final do T-1A, a USAF encerrou mais um importante capítulo na sua história.
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