

Ala 14 de Albacete receberá os futuros Typhoon Tranche 4 do programa Halcón I da Espanha. Em recente visita à Base Aérea de Albacete da Força Aérea e Espacial Espanhola (EdAE), a Ministra da Defesa, Margarita Robles, anunciou que a Ala 14, sediada naquele local, receberá as primeiras aeronaves Eurofighter Typhoon Tranche 4 do programa Halcón.
O programa Halcón envolve a aquisição de 45 novas aeronaves de combate Typhoon Tranche 4 (designação local C.16 Halcón), divididas em duas fases. A “Halcón I”, assinada em 2022, envolve um lote de 20 caças que deverão ser entregues em 2026; a “Halcón II”, cujo o contrato foi assinado em 21 de dezembro de 2024 envolve mais 25 Eurofighters C.16 Tranche 4.

A previsão inicial é que os Typhoons da fase “Halcón I” seriam destinados para a Base Aérea de Gando, em Las Palmas. Conforme o recente anúncio da ministra Robles, essas novas aeronaves substituirão os C.16 legados atualmente em operação na Ala 14 de Albacete, os quais serão repassados para o Esquadrão 462 de Gando, para substituir seus envelhecidos EF-18+ Hornet.
Atualmente o EdAE conta com uma frota e aproximadamente 68 Eurofighter Typhoon (17 Tranche 1; 32 Tranche 2; e 19 Tranche 3). Além dos 45 novos Tranche 4, há uma expectativa que o programa Halcón avance para a terceira fase envolvendo futuros C.16 Tranche 5. A Espanha ainda não se decidiu se seguirá com o Halcon III ou vai negociar o caça de quinta geração americano Lockheed Martin F-35 Lightning II.
Os novos Eurofighters C.16 Tranche 4 espanhóis serão equipados com aviônicos avançados, radar de varredura eletrônica (E-Scan), sistemas de armas aprimorados capazes de operar modernos mísseis MBDA Brimstone III e BVRAAM Meteor, além de novos sensores e datalink atualizado.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO