A agência de notícias chinesa Xinhua, informou em 06 de setembro, que o avião espacial reutilizável da China, pousou com sucesso no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan. A nova espaçonave chinesa foi colocada em órbita dois dias antes, pelo veículo lançador Chang Zheng-2F/T.
A nota informou que “a espaçonave reutilizável lançada com sucesso pela China a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan retornou com sucesso ao local de pouso programado em 6 de setembro, após voar em órbita por 2 dias”.
O Governo Chinês não divulgou qualquer imagem do lançamento ou do veículo espacial, que é tratado como um programa “top secret”. Nem mesmo foram divulgados NOTAM (avisos aeronáuticos), informando restrições de espaço aéreo para aviões comerciais. Nenhuma imagem foi vazada em redes sociais.
“O sucesso da China neste experimento, marca um avanço importante no desenvolvimento em espaçonaves reutilizáveis, o que fornecerá uma maneira mais fácil e barata do nosso país chegar ao espaço”, finalizou a agência Xinhua.
@FFO