

VÍDEO: piloto de EF-18 Hornet espanhol realiza manobra evasiva para evitar colisão com aves em show aéreo. O piloto de um caça EF-18 Hornet da Força Aérea e Espacial Espanhola (EdAE) comandou uma manobra evasiva a baixa altitude sobre o mar, durante uma passagem no Gijón Air Festival 2025, realizado ontem (27/07), no norte da Espanha. A ação foi registrada pelos milhares de espectadores presentes no evento.
Em sua 19º edição, o Gijón Air Festival é um evento anual já consolidado no calendário de atrações turísticas e culturais do verão local. Neste ano, mais de 300.000 pessoas assistiram as acrobacias aéreas e aos saltos de paraquedistas sobre Gijón. A passagem do EF-18 Hornet era um dos momentos mais aguardados do show aéreo.
Os vídeos publicados nas redes sociais mostram o caça monoposto voando baixo sobre a praia, contornando uma elevação na costa. Inesperadamente, ao cruzar com um bando de aves, o piloto gira de dorso, afunda sobre a água, acelera e recupera da manobra muito próximo da faixa de areia em frente, que estava lotada de banhistas e espectadores.
Diante da grande repercussão e boatos infundados nas redes, a Força Aérea Espanhola emitiu um comunicado no seu Instagram, esclarecendo o ocorrido.
“Muitos de vocês têm nos perguntado, então estamos aqui para contar o que aconteceu durante o show aéreo de Gijón. Como vocês viram, um de nossos caças F-18 realizou uma manobra evasiva após detectar um bando de aves em seu caminho. Essa ação faz parte do protocolo padrão para proteger a segurança do piloto e do público”.
“Nossos aviadores são treinados para reagir em milissegundos a qualquer imprevisto. Neste caso, o piloto agiu com rapidez e profissionalismo exemplares, evitando um possível impacto sem comprometer o espetáculo. A segurança é, e continuará sendo, nossa principal prioridade em todos os shows aéreos”.
“Agradecemos a todos os participantes pelo entusiasmo e confiança. Continuamos voando juntos!”
O Ejército del Aire y del Espacio Espanhol atualmente possui cerca de 62 caças EF-18 Hornets, distribuídos em duas Alas, a de número 12 sediada na Base Aérea de Torréjon e a de número 15 na Base Aérea de Zaragoza.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO