
Seguem os ataques aéreos da Tailândia ao Camboja com bombas KGGB. Desde a última quinta-feira, Tailândia e Camboja iniciaram um conflito fronteiriço, com a RTAF realizando ataques aéreos feitos por caças F-16A.
O confronto entre a Tailândia e o Camboja se expandiu ao longo dos últimos dias, com trocas de bombardeios em diferentes regiões da fronteira entre os dois países. O embate, que já deixou 18 mortos, decorre de uma disputa territorial entre os dois países que já dura semanas e agora se transformou em conflito armado.

O governo tailandês fechou a fronteira com o Camboja na quinta, e nesta sexta declarou lei marcial em oito distritos, em duas províncias diferentes, ao longo da fronteira com o Camboja. A Reuters citou o primeiro-ministro interino da Tailândia, Phumtam Wechayachai: “A situação se intensificou e pode evoluir para um estado de guerra”. Seu colega cambojano, Hun Manet, criticou a decisão de Bangkok de recuar de uma proposta de cessar-fogo inicialmente acordada e apresentada pelo presidente da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), Anwar Ibrahim.
As autoridades tailandesas afirmam que ao menos 17 pessoas morreram desde 24/07, entre eles 13 civis. Já o governo do Camboja, informou uma morte em seu território. Mais de 130 mil pessoas foram evacuadas das áreas de conflito no lado tailandês, segundo autoridades locais.
Desde 24/07 o caças F-16A da Royal Thai Air Force (RTAF) tem sido usados para missões de ataque. Eles tem usando desde bombas convencionais como Mk.82 e Lizard (Mk.82 com kit israelense Lizard) e agora com a bomba sul-coreana KGGB, que agrega um kit GPS as bombas Mk.82, dando a ela um alcance máximo de 110 km, com um CEP (Probabilidade de Erro Circular) de 3 metros.
Fotos mostram um F-16 da RTAF carregando as Lig Next 1 KGGB adquiridas da Coreia do Sul em 2022. O KGGB apresenta semelhanças com o GBU-62 JDAM-ER, visto que ambos utilizam um kit de asa e orientação por GPS/INS. No caso do KGGB, no entanto, é relatado que as correções de orientação são feitas pelo kit de asa especialmente projetado.
A RTAF e a RoKAF (Republic of Korean Air Force) adquiriram a KGGB em 2022 e 2018, respectivamente, para seus caças F-16 e KF-16) e os caças FA-50/T-50TH. A bomba também pode ser integrada aos caças F-4E Phantom II, F-5 e F-15K Slam Eagle da RoKAF. Os futuros Saab Gripen E/F da RTAF podem se tornar outra aeronave capaz de lançar a KGGB.

Em um relatório de novembro de 2023 sobre a integração da KGGB em seus F-16 pela RTAF, afirmou que a RTAF adquiriu, em 2022, um total de 20 KGGB em dois lotes.
A Janes, em agosto de 2022, também mencionou que os 14 KAI T-50TH Golden Eagle da RTAF como outra aeronave capaz de empregar KGGB. Embora a RTAF opere 14 T-50TH como treinadores, eles poderiam empregar a bomba GPS.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS