

US Navy inicia o SLEP dos T-45C. Em maio de 2024, a US Navy reconheceu formalmente a necessidade de um SLEP, para estender a vida útil e ampliar as horas de voo do T-45C, responsável por qualificar os pilotos para operar embarcados.
O Fleet Readiness Center Southeast (FRCSE), localizado na Estação Aérea Naval de Jacksonville (FL), colocou seus dois primeiros jatos de treinamento Boeing T-45C Goshawk na linha de produção do Service Life Extension Program (SLEP).
O início do SLEP foi rápido, iniciado somente 13 meses após a US Navy identificar a necessidade na frota de T-45C, anunciado em maio de 2024. Em novembro de 2024, o FRCSE havia estabelecido uma capacidade dedicada de reparo e linha de produção para SLEP do Goshawk. Em junho de 2025, as primeiras trocas de asas e revisões completas da aeronave já estavam em andamento, um cronograma acelerado em comparação com os períodos típicos de ramp-up de vários anos.
Em junho de 2025, o inventário do FRCSE incluía uma fuselagem e três asas. Cada asa requer aproximadamente 4.000 horas de trabalho, enquanto uma revisão completa da fuselagem demanda cerca de 24.000 horas. O FRCSE planeja expandir suas operações para atender 12 aeronaves simultaneamente até 2028, com a atividade de SLEP programada para continuar até 2036.
Originalmente, a vida útil do T-45 era de cerca de 14.400 horas de voo. Esse número foi estendido para aproximadamente 19.800 horas, permitindo que a aeronave permaneça em serviço no período de 2040 a 2042. Um programa de substituição está previsto para começar por volta de 2028, provavelmente envolvendo um avião de treinamento de última geração, como o Boeing-Saab T-7A Red Hawk ou uma plataforma similar. Se ele for escolhido, a qualificação a bordo seria feita em solo. Algo considerado hoje polêmico.
Das duas primeiras aeronaves introduzidas no programa, uma passará por uma troca de asas, enquanto a outra receberá a revisão completa do SLEP. O processo de troca de asas, desenvolvido como parte de uma capacidade feita em fases, permite que as aeronaves voem para o FRCSE e troquem asas com unidades já revisadas em um pré-serviço, melhorando a eficiência da rotatividade. Essa abordagem lançou as bases para a linha de produção completa do SLEP. O programa também inclui a modernização da aviônica, sistemas de oxigênio aprimorados e modificações na entrada do motor.
O T-45C Goshawk continua sendo o principal jato de treinamento com assentos em tandem da US Navy e do USMC, dedicado para a qualificação de pilotos em porta-aviões, uma etapa obrigatória para pilotos na transição dos aviadores navais do ambiente terrestre para as operações em porta-aviões.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS