

Os custos do Voyager da RAF. O Ministério da Defesa pagou cerca de £ 6 bilhões à AirTanker Ltd desde 2008 sob um acordo de Iniciativa de Financiamento Privado (PFI) para arrendar e operar a frota de aeronaves de reabastecimento aéreo e transporte Voyager da Força Aérea Real, confirmou um ministro.
O custo médio anual do programa Voyager PFI é de aproximadamente £ 353 milhões por ano, de 2008 a 2025.
O Ministro da Defesa Lord Coaker declarou em 18 de julho: “Os pagamentos desde 2008 para o contrato de concessão da AirTanker Limited totalizam aproximadamente £ 6 bilhões”. Ele acrescentou que 11 dos 14 Voyagers da RAF são atualmente alugados pelo Ministério da Defesa.
Embora o arrendamento em si seja antigo, o valor do custo acumulado atraiu atenção renovada do parlamento. A AirTanker Services Limited, a operadora, e a AirTanker Holdings Limited, a empresa proprietária dos ativos, são ambas sociedades anônimas constituídas em 2007 e com sede conjunta na RAF Brize Norton, em Oxfordshire.

Eles são de propriedade de um consórcio formado pela Airbus, Rolls Royce, Babcock International, Cobham, Thales Group e Equitix Investment Management. A estrutura da AirTanker permite que ela gerencie, mantenha e opere as aeronaves em nome do governo do Reino Unido, mantendo a capacidade de arrendar aeronaves não utilizadas para fretamento comercial.
As 14 aeronaves Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) são designadas Voyager KCMk 2 e KCMk 3 na RAF. São baseadas no avião civil A330-243 e convertidas para configuração militar MRTT pela Airbus Defence and Space. Essas aeronaves constituem a única capacidade de reabastecimento aéreo da RAF, substituindo as frotas VC10 e Tristar.
A Voyager tem capacidade máxima de combustível de 111 toneladas e utiliza um sistema de mangueira e drogue para reabastecimento. Além das funções de reabastecimento, pode transportar até 291 passageiros ou ser reconfigurada para evacuação aeromédica, incluindo suporte em terapia intensiva.
Todos os Voyagers da RAF operam a partir da RAF Brize Norton nos Esquadrões 10 e 101, com aeronaves disponíveis para missões militares e civis sob o Certificado de Operador Aéreo (AOC) da AirTanker.
Conforme o Ministério da Defesa, a concessão por prazo determinado sob a qual a AirTanker opera visa fornecer uma solução de mobilidade aérea e reabastecimento econômica e escalável. A frota Voyager continua a desempenhar um papel central em operações que vão desde o envio de jatos rápidos da RAF até o transporte aéreo estratégico e apoio a operações aéreas aliadas no exterior.
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