

Turquia encomenda sexto protótipo do caça de quinta geração TAI KAAN. A Presidência das Indústrias de Defesa da Turquia (SSB) anunciou recentemente a encomenda do sexto protótipo do caça nacional de quinta geração KAAN, atualmente em desenvolvimento pela Turkish Aerospace Industries (TAI).
De acordo com o portal Ulusavunma.com, o pedido deste protótipo permitirá que a TAI realize uma série de testes críticos, incluindo experimentos em túnel de vento, estresse ambiental, validação de aviônicos, testes de táxi em alta velocidade e corridas na pista. Essas atividades são consideradas essenciais para projeto do KAAN e sua futura produção e integração na Força Aérea Turca (TuAF).

Em um comunicado, a SSB disse que as entregas do KAAN para a TuAF começarão em etapas após os protótipos cumprir todas fases de testes previstas, com cada bloco de produção incorporando capacidades avançadas progressivamente.
Um dos marcos mais importantes do programa envolve a integração de um motor totalmente desenvolvido no país, cujo processo de produção está progredindo dentro do cronograma. Iterações futuras — Bloco 30 e Bloco 40 — estão programadas para usar o motor turco, com voos de teste planejados conforme a tecnologia amadurece.

O projeto KAAN, lançado inicialmente em 2010, tornou-se um pilar fundamental da iniciativa da Turquia para alcançar a autossuficiência em defesa e reduzir a dependência de sistemas estrangeiros. A aeronave foi projetada como um caça furtivo bimotor capaz de atingir velocidades supersônicas e avançada capacidade de manobra em combate.
Apenas um pequeno número de nações possui tecnologia para desenvolver e produzir caças de quinta geração, incluindo os EUA (F-22 Raptor e F-35 Lightning II), a China (J-20 e J-35) e a Rússia (Su-57).

O desenvolvimento do KAAN pela Turquia foi motivado por sua retirada do programa F-35 dos EUA em 2019, após o país comprar o sistema de defesa aérea russo S-400. A ruptura forçou a Turquia a redobrar seus esforços com caças nacionais, que haviam sido inicialmente concebidos como uma capacidade complementar ao F-35.
O caça furtivo de quinta geração TAI KAAN terá um compartimento interno para armas, aviônicos avançados e capacidade para atingir velocidades supersônicas próxima a Mach 2. Seu alcance de combate deve exceder 1.000 quilômetros, permitindo que ele execute missões de superioridade aérea e de ataque.

Em 2024, o primeiro protótipo KAAN, equipado com motor norte-americano General Electric F110, completou um voo inaugural bem-sucedido dois anos antes do previsto. Espera-se que os futuros blocos de produção serão equipados com os motores turcos. A TAI também firmou parceria com a BAE Systems para fornecer suporte de engenharia durante a fase inicial de projeto, embora o programa continue sendo predominantemente nacional.
A Turquia espera que o KAAN tenha potencial de exportação para nações que buscam uma alternativa para comprar aeronaves de quinta geração fora dos fornecedores tradicionais. Relatos sugerem que o Azerbaijão, a Indonésia e a Ucrânia já demonstraram interesse no caça.
O primeiro TAI KAAN deve ser entregue para a TuAF no início da década de 2030, com capacidade operacional total prevista para ser atingida em 2035.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO