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USAF poderá converter 26 helicópteros HH-60W Jolly Green II para transporte VIP

25 de julho de 2025
USAF poderá converter 26 helicópteros HH-60W Jolly Green II para transporte VIP. Foto: USAF.
USAF poderá converter 26 helicópteros HH-60W Jolly Green II para transporte VIP. Foto: USAF.

USAF poderá converter 26 helicópteros HH-60W Jolly Green II para transporte VIP. A USAF poderá converter alguns helicópteros HH-60W Jolly Green II em aeronaves VIPs para o transporte de autoridades na Capital Federal, substituindo os envelhecidos UH-1N Hueys, atualmente utilizados nesta função na Base Conjunta de Andrews, Maryland.

O orçamento de 2026 destaca a decisão de modificar os Jolly Green II – versão C-SAR do Black Hawk – para atuar no transporte VIP, em vez de adquirir novos Leonardo/Boeing MH-139A Grey Wolf, conforme era o planejamento original. A USAF poderá usar US$ 15,1 milhões em fundos suplementares e adicionais para modificar 26 HH-60W para atender aos requisitos da missão em Washington.

Um porta-voz da USAF disse à revista Air & Space Forces (AF&SM) que “seria mais econômico modificar alguns HH-60W da frota da reserva do que adquirir aeronaves MH-139A adicionais”. Questionado sobre a origem dos HH-60 e onde seriam alocados, ele disse apenas que “a estrutura da força e as decisões estratégicas ainda precisam ser determinadas”.

UH-1N Huey VIP utilizado para transportar autoridades em Washington. Foto: USAF.
UH-1N Huey VIP utilizado para transportar autoridades em Washington. Foto: USAF.

Originalmente a USAF planejou comprar 113 helicópteros HH-60W para substituir os HH-60G Pave Hawk na missão de busca e resgate em combate (C-SAR). Ao longo dos anos, esse número foi reduzido para 100 aeronaves, sendo 89 de produção e 11 fuselagens de testes.

A USAF define o inventário de reserva como as “aeronaves acima do inventário da missão primária, permitindo manutenção programada e não programada em nível de depósito, modificações, inspeções e reparos e outras circunstâncias sem reduzir a capacidade disponível para a missão”. Com a destinação de 26 fuselagens da reserva deixaria 74 aeronaves para cumprir a missão principal C-SAR.

Os veteranos UH-1N Hueys datam da Guerra do Vietnã e não podem durar para sempre. Porém, ainda não está claro quais modificações são necessárias para converter os HH-60W Jolly Green II em aeronaves VIPs, tendo em vista que seu projeto e configuração interna foram desenvolvidos para missão de busca e resgate em combate.

MH-139 Grey Wolf  ao lado de um UH-1N Huey VIP. Foto: USAF.
MH-139 Grey Wolf ao lado de um UH-1N Huey VIP. Foto: USAF.

Por outro lado, a USAF escolheu o MH-139A Grey Wolf (versão militar do Leonardo AW139 produzidas sob licença pela Boeing) para transporte de forças de segurança através dos seus inúmeros sítios de mísseis balísticos intercontinentais distribuídos pelo país.

Originalmente estava planejada a compra de 84 MH-139, número posteriormente reduzido pela metade, sendo 36 aeronaves operacionais e seis unidades de testes. Recentemente um porta-voz da USAF disse que “o Programa MH-139A estava sendo ampliado para 56 aeronaves”, mas ainda não está claro quando essas aeronaves adicionais serão adquiridas.

A USAF planeja comprar apenas dois MH-139s no ano fiscal de 2026. “Além de adquirir duas aeronaves, os fundos discricionários e de reconciliação combinados apoiam os custos mais amplos e de longo prazo associados à manutenção e operação da frota MH-139A”, disse o porta-voz.

Recentemente o Congresso aprovou o projeto de lei de reconciliação, destinando US$ 210,3 milhões para o aumento da produção de helicópteros MH-139. Ainda não está claro se esse orçamento se destina para a produção dos Grey Wolf ou se poderá ser utilizado para a substituição dos UH-1N de Washington. O porta-voz disse à AF&SM que esse fundo é “um facilitador para o plano geral MH-139A-HH-60W”. Como isso se desenrolará também não está claro.

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