

Espanha enviará caças EF-18M Hornets para inédita implantação na Islândia. Pela primeira vez, caças da Força Aérea e Espacial Espanhola, ou Ejército del Aire y del Espacio (EdAE), serão deslocados para a Islândia, onde participarão de um destacamento de Policiamento Aéreo da OTAN.
Nos próximos dias, seis caças EF-18M Hornet e uma equipe de militares da Ala 15, baseada na Base Aérea de Zaragoza, serão enviados para a Base Aérea de Keflavik, na Islândia.
Sua principal tarefa será conduzir a missão de Alerta de Defesa Aérea, chamada pela OTAN como Quick Reaction Alert (QRA). A operação de prontidão ocorre 24×7 (24 horas por dia, 7 dias por semana) e visa proteger o espaço aéreo aliado, respondendo a potenciais violações.
O destacamento espanhol irá substituir a Força Aérea da República Tcheca, que até o próximo dia 31 de julho estará na Islândia com cinco caças Saab JAS39C Gripen. A OTAN normalmente realiza três rotações por ano na Islândia, cada uma conduzida por uma única nação aliada, envolvendo de quatro a seis caças e entre 50 e 100 militares.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO