

HH-60W Jolly Green II para Noruega. O Departamento de Estado dos EUA aprovou em 11/07 uma potencial Venda Militar Estrangeira (FMS) para o Governo da Noruega de helicópteros Sikorsky HH-60W Jolly Green II. A compra tem como objetivo substituir os atuais NH90, originalmente adquiridos para busca e salvamento marítimo e costeiro, operações especiais e apoio às forças navais.
A Noruega solicitou até nove helicópteros HH-60W, juntamente com motores sobressalentes, armas, treinamento de pessoal, equipamento de treinamento e suporte associado. O negócio tem valor estimado de US$ 2,6 bilhões.
A venda proposta visa aprimorar a capacidade da Noruega de combater ameaças atuais e futuras, fortalecendo suas capacidades de combate aéreo e operações especiais. Esses helicópteros apoiarão a defesa nacional da Noruega e contribuirão para missões da OTAN e de seus aliados.
A Noruega optou pelo helicóptero de resgate de combate HH-60W em vez do UH-60M Black Hawk devido às capacidades superiores do Jolly Green II para busca e salvamento (SAR) e operações especiais em ambientes hostis, particularmente nas regiões árticas e marítimas.
Embora o UH-60M seja um helicóptero utilitário multifuncional comprovado, comumente usado para transporte de tropas, evacuação médica e transporte de carga, ele não possui o alcance estendido, os recursos de sobrevivência e os sistemas dedicados de busca e resgate em combate (CSAR) encontrados no HH-60W.
Em maio de 2023, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de seis helicópteros MH-60R Seahawks para a Força Aérea Real Norueguesa (RoNAF), para preencher a lacuna na retirada dos NH90-NFH e NH90-NFH da Guarda Costeira. Ainda não se sabe se os nove HH-60W substituirão o pedido dos MH-60R.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO