• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

UK, Itália e Japão devem formalizar a compra das primeiras unidades do GCAP em 2025

16 de julho de 2025
UK, Itália e Japão devem formalizar a compra das primeiras unidade do GCAP em 2025. Arte BAE.
UK, Itália e Japão devem formalizar a compra das primeiras unidades do GCAP em 2025. Arte BAE.

UK, Itália e Japão devem formalizar a compra das primeiras unidades do GCAP em 2025. O Reino Unido, a Itália e o Japão deram mais um passo formal no desenvolvimento de seu caça de sexta geração no âmbito do Programa Global de Combate Aéreo (GCAP), confirmando a meta de finalizar um grande contrato internacional até o final de 2025.

Em uma declaração conjunta emitida em 7 de julho após uma reunião virtual, o Secretário de Defesa do Reino Unido, John Healey, o Ministro da Defesa japonês, Nakatani Gen, e o Ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, reafirmaram seu compromisso de entregar o GCAP no cronograma.

Os ministros destacaram o lançamento oficial da joint venture Edgewing, formada entre a BAE Systems (Reino Unido), a Leonardo (Itália) e a Japan Aircraft Industrial Enhancement Co. Ltd. (Japão), anunciada em 20 de junho.

A Edgewing atuará como líder industrial do programa, apoiando o desenvolvimento da plataforma de sexta geração, prevista para entrar em serviço em meados da década de 2030.

O comunicado também confirmou a inauguração de uma nova sede compartilhada em Reading — Inglaterra, que abrigará tanto a Edgewing quanto a Organização Governamental Internacional (GIGO) do GCAP. A localização conjunta das equipes industriais e governamentais visa agilizar a tomada de decisões sob uma estrutura de governança unificada e manter o ritmo do programa.

Conforme a declaração, os três governos pretendem finalizar o primeiro contrato internacional formal entre a GIGO e a Edgewing até o final de 2025. Os ministros descreveram esse marco como fundamental para manter o ritmo e aprofundar a cooperação trilateral: “[Eles] reafirmaram seu forte e pessoal compromisso com o programa e confirmaram que acelerarão todo o trabalho necessário para concluir o primeiro contrato internacional até o final deste ano, anunciando provavelmente a compra das primeiras unidades.”

O programa GCAP foi anunciado em dezembro de 2022 e consolida o antigo projeto Tempest do Reino Unido com o FX do Japão e os planos nacionais de caças futuros da Itália. A parceria visa fornecer uma aeronave de combate altamente conectada e com capacidade furtiva para substituir plataformas da geração atual, como o Eurofighter Typhoon e o Mitsubishi F-2.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login