• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Paquistão estaria operando helicópteros de ataque chineses Z-10ME

15 de julho de 2025
Paquistão estaria operando helicópteros de ataque chineses Z-10ME. Foto: AVIC.
Paquistão estaria operando helicópteros de ataque chineses Z-10ME. Foto: AVIC.

Paquistão estaria operando helicópteros de ataque chineses Z-10ME. Relatos que circulam nas mídias sociais do Paquistão indicam que o Exército Paquistanês começou a implantar helicópteros de ataque Z-10ME de fabricação chinesa, especialmente atualizados para atender a requisitos operacionais do país.

Esta seria a versão mais avançada da plataforma básica Z-10, sendo foi projetada para oferecer melhor desempenho em ambientes de alta ameaça. Com poucas informações públicas disponíveis, o Z-10ME integraria melhorias em vários sistemas, incluindo motores, guerra eletrônica e conjuntos de autodefesa.

Há muito tempo há boatos de que o Paquistão estaria adquirindo helicópteros Z-10ME. Embora esses últimos relatos tenham atraído ampla atenção, atualmente não há evidências verificadas de forma independente que confirmem sua implantação operacional com as forças paquistanesas.

Nem o exército paquistanês nem a estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC), fabricante do Z-10, confirmaram publicamente a entrega do Z-10ME ao Paquistão.

O Z-10 competiu anteriormente com o helicóptero de ataque turco T129 ATAK para atender às necessidades do Comando de Aviação do Exército do Paquistão. Embora a plataforma turca tenha vencido a competição inicialmente, as restrições americanas à exportação de componentes críticos do motor bloquearam as entregas dos T129 para o Paquistão, dando à China uma oportunidade para avançar com sua oferta do Z-10ME.

A possível implantação, se confirmada, representaria um marco na cooperação de defesa entre o Paquistão e a China em um momento de grandes preocupações com a segurança regional e esforços crescentes de Islamabad para modernizar sua frota de aeronaves de asa rotativa.

Fonte

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login