• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Surge a empresa Edgewing, a Joint Venture do GCAP

9 de julho de 2025

Edgewing a Joint Venture do GCAP

Surge a empresa Edgewing, a Joint Venture do GCAP. Como divulgamos anteriormente, as empresas parceiras formalizaram uma joint venture em dezembro de 2024, que após ser aprovada pela Comissão Europeia (CE) em junho deste ano, foi finalmente lançada pelas empresas parceiras do GCAP.

O lançamento oficial da Edgewing, uma joint venture que reúne os líderes aeroespaciais internacionais BAE Systems (Reino Unido), Leonardo (Itália) e Japan Aircraft Industrial Enhancement Co. Ltd. (Japão), marca um novo passo no Global Combat Air Programme (GCAP).

O GCAP será emprego pela JASDF, AMI e RAF.

A Edgewing será responsável pelo projeto e desenvolvimento da próxima geração de aeronaves de combate (no âmbito do GCAP) e continuará sendo a autoridade do projeto durante toda a vida útil do produto, que deve ir além de 2070.

A entidade recém-formada desempenhará um papel central na realização das ambiciosas metas do programa — incluindo a data de entrada em serviço de 2035 — ao mesmo tempo, em que estabelece um novo padrão de referência para a parceria industrial trilateral na Europa e na Ásia.

Marco Zoff será o primeiro diretor-executivo da Edgewing. Ex-diretor administrativo da Leonardo Aircraft Division, Zoff traz uma vasta experiência de liderança em colaboração e inovação aeroespacial internacional.

“Estamos muito entusiasmados com o lançamento da Edgewing no coração do Global Combat Air Programme.  Ao unir os pontos fortes de nossos talentos no Reino Unido, na Itália e no Japão, não estamos somente entregando um sistema de combate aéreo de última geração, mas também pretendemos estabelecer um novo padrão global de parceria, inovação e confiança. Juntos, ultrapassaremos os limites, adotaremos a agilidade, aprimoraremos nossas cadeias de suprimentos e criaremos um legado de segurança e prosperidade para nossas nações e gerações futuras” — Marco Zoff, CEO da Edgewing.

“Damos as boas-vindas ao lançamento do Edgewing, que representa um importante passo adiante no que será um programa de desenvolvimento conjunto verdadeiramente internacional. A colaboração eficaz e capacitada entre a GIGO [GCAP International Government Organisation] e a Edgewing será fundamental para o sucesso do Global Combat Air Programme. Estou confiante de que juntos podemos estabelecer um novo modelo de parceria que promoverá a integração internacional, a confiança mútua e um compromisso compartilhado com o nosso futuro” — Masami Oka, Diretor Executivo da Organização Governamental Internacional para o GCAP.

A nova empresa terá operações e equipes conjuntas trabalhando em cada uma das nações parceiras e terá sua sede no Reino Unido, para garantir o máximo de alinhamento e colaboração com o GIGO.

O GCAP é um programa extremamente significativo para a segurança e a prosperidade econômica de cada nação e, por meio da transferência eficaz de conhecimento e tecnologia, ajudará a desenvolver e construir cadeias de suprimentos resilientes e fornecerá uma importante capacidade aérea de combate soberano em cada nação para as próximas gerações.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login