

Aeronave híbrida Electra EL9 recebe apoio do Exército Americano. A empresa Electra garantiu um contrato de US$ 1,9 milhão do Exército dos Estados Unidos, sob o programa Pesquisa de Inovação em Pequenas Empresas (SBIR). O objetivo é aprofundar os testes de desenvolvimento da sua tecnologia de propulsão híbrido-elétrico para uma possível utilização na Aviação do Exército.
De acordo com um comunicado da empresa, o novo contrato apoiará um amplo esforço para amadurecer sistemas de propulsão híbrido-elétrica e avaliar suas vantagens operacionais, especialmente em ambientes contestados e austeros.

A pesquisa se concentrará na arquitetura de propulsão desenvolvida para a aeronave Electra EL9, uma plataforma de asa fixa com capacidade para nove passageiros, de decolagem e pouso ultracurtos (Ultra-STOL), atualmente em desenvolvimento.
“Este trabalho dá ao Exército um caminho claro para entender como as tecnologias híbrido-elétricas podem dar suporte a demandas operacionais reais, ao mesmo tempo em que possibilitam capacidades logísticas totalmente novas”, disse Donn Yates, vice-presidente de programas governamentais da Electra.

O acordo de 18 meses possibilitará que a Electra realize uma série de atividades de maturação tecnológica e redução de riscos, incluindo estudos comerciais, testes de voo, modelagem e simulações. O objetivo é fornecer ao Exército dos EUA dados de teste e análises para melhor compreender as compensações de desempenho, os ganhos de eficiência de combustível e a flexibilidade tática associados à operação de sistemas híbrido-elétricos.
O protótipo EL2 vem demonstrando suas capacidades Ultra-STOL em pistas com menos de 45 metros, validando as principais características de desempenho por trás do projeto da Electra. O futuro EL9 está sendo posicionado como uma solução de uso comercial e militar, capaz de operar em zonas de pouso usadas por helicópteros, oferecendo os benefícios de alcance, segurança e capacidade de carga de uma aeronave de asa fixa.

A Electra enfatizou o potencial do EL9 para conduzir bases ágeis, missões logísticas contestadas e fornecer geração de força móvel em áreas operacionais avançadas. A operação silenciosa e o tamanho compacto da aeronave a tornam adequada para missões em ambientes restritos ou imprevisíveis.
A Electra também continua os testes de voo do seu demonstrador EL2, uma das poucas aeronaves híbridas-elétricas totalmente novas a voar no mundo. Em dezembro de 2024, a Electra tornou-se a primeira empresa a transportar o chefe de uma agência governamental dos EUA — o administrador da NASA, Bill Nelson — a bordo de uma aeronave elétrica, reforçando a maturidade e a visibilidade da plataforma em nível federal.

Na semana passada, a Electra também anunciou um memorando de entendimento com a divisão Skunk Works da Lockheed Martin. Segundo as empresas, a parceria se concentrará no desenvolvimento do EL9 por meio da colaboração em engenharia digital, manufatura avançada, sustentabilidade e desenvolvimento de negócios globais.
Em um comunicado conjunto, as duas empresas declararam que explorarão oportunidades para integrar o EL9 aos programas do Departamento de Defesa e avaliarão seu potencial para uso aliado.
Fonte: Electra.aero
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