

Drone israelense Orbiter 5 teria caído no Irã? Drone israelense desconhecido caiu no Irã, ao qual autoridades locais disseram ser de um tipo desconhecido. O drone foi lançado em 13 de junho de 2025 durante um conflito entre Irã e Israel.
Autoridades iranianas encontraram os destroços do drone em condições relativamente intactas, embora com danos. Segundo fontes locais descrevam, a fuselagem tem um contorno incomum e assimétrico, com uma fuselagem larga que parece conter um módulo de navegação que se acredita ser um sistema de orientação por satélite. De acordo ainda com fontes locais a mídia local, o drone provavelmente caiu devido à interferência de guerra eletrônica (EW) ou falha técnica.
A TV iraniana revelou que o Irã conseguiu forçar o pouso de vários modelos de drones não identificados israelenses, usando guerra eletrônica para interferir neles. No entanto, não foi possível comprovar isto e, nem as Israel Defense Forces (IDF) confirmam isto. O IDF admite a perda pontual de UAS IAI Heron e Elbit Hermes 900.

O que a TV iraniana não sabe ou divulgou é que o drone é um Aeronautics Orbiter 4, que estava em missão de reconhecimento e inteligência para a Operação Leão Ascendente, realizada de 13 a 22 de junho.
O Sistema Orbiter 4 se destaca como um poderoso veículo aéreo não tripulado (UAS) para operações avançadas, flexíveis e precisas. É fácil de usar, com baixa pegada logística e tripulação reduzida, adequado para diversas necessidades operacionais, incluindo cargas úteis de vários tipos e funções, que fornecem soluções ideais para os requisitos modernos do campo de batalha.
Projetado para operações terrestres e marítimas, o Orbiter 4 se destaca por sua longa durabilidade, flexibilidade operacional e custo-benefício. Um avançado UAS tático do Grupo 3, o sistema permite operações multimissão e multicarga, operando em condições climáticas adversas. A capacidade de alternar rapidamente entre diferentes configurações em campo (como as configurações de lançador e VTOL) proporciona agilidade e flexibilidade para atender às necessidades em constante mudança do campo de batalha.

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS