O Ministério da Defesa da Turquia informou que está desenvolvendo o míssil guiado a laser Roketsan TRGL-230 de 230 mm, que será amplamente utilizado principalmente em operações militares da Turquia no exterior. O míssil deve ser empregado pela frota de drones turcos TB2. O objetivo é que eles formem uma dupla capaz de reconhecer, definir o alvo e destruir o mesmo.
O TB2 é um UAV tático tipo MALE (Medium-Altitude, Long-Endurance), ou seja, de média altitude e longa resistência, desenvolvido e construído pela Kale-Baykar, uma joint venture entre Baykar Makina e o Grupo Kale. Ele programado para realizar missões ISR – Vigilância, Inteligência e Reconhecimento. Recentemente, Baykar Makina lançou uma versão naval do TB2.
O exército da Turquia opera atualmente 75 drones TB2, que são empregados, principalmente, contra o povo curdo dentro do território turco e ao longo de suas fronteiras com o Iraque e a Síria.
Os turcos também estão usando seus drones no conflito da Líbia. Para lá, eles enviam equipamento militar e pessoal em apoio ao governo de Fayez al-Sarraj, primeiro-ministro do Governo de Acordo Nacional da Líbia com base em Trípoli.
O trabalho no TRGL-230 começou em abril de 2020, e oficiais da Roketsan disseram que o míssil ainda está em fase de projeto e que seu desenvolvimento será feito inteiramente localmente, sem participação estrangeira.
@CAS