

IMAGENS: Paraguai recebeu quatro Embraer A-29 Super Tucano. Pousaram no início da tarde desta segunda-feira (30/06) no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, os quatro primeiros de seis Embraer A-29B Super Tucano comprados pela Força Aérea Paraguaia (FAP). Uma cerimônia oficial de recebimento contou com a presença do Presidente da República, Santiago Peña, e demais autoridades civis e militares do país.
Utilizando o rádio callsing “Esquadrilha Super Tucano”, os quatro A-29B cumpriram um voo de traslado entre o aeródromo da Embraer em Gavião Peixoto (SBGP), interior de São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Assunção (SGAS), após uma parada técnica com pernoite em Foz do Iguaçu (SBFI), no Paraná.
No voo de traslado, as aeronaves estavam com a camuflagem padrão FAP e as matrículas provisórias brasileiras de fábrica (PT-ZBX, PT-ZDC, PT-ZDE, e PT-ZKU). Os aviões foram comandados por pilotos da Embraer acompanhados nos assentos traseiros pelos quatro primeiros pilotos de A-29 da FAP.

Espera-se que os novos Super Tucanos estejam operacionais no Grupo Aerotáctico (GAT) da FAP no próximo mês de outubro. Eles substituirão a envelhecida frota de AT-27 Tucano que atualmente compõem a primeira linha da defesa aérea nacional no Escuadrón de Caza do GAT.
A Embraer anunciou a venda de seis A-29 para o Paraguai no Farnborough International Airshow 2024, realizado no Reino Unido. O contrato estimado em aproximadamente US$ 105 milhões, inclui além das aeronaves, equipamentos de missão, pacote logístico integrado, treinamentos e serviços associados.
O A-29 Super Tucano é líder mundial em sua categoria, com mais de 290 aeronaves encomendadas por 21 clientes, mais de 550.000 horas de voo, com 60 mil delas feitas em combate. O número de forças aéreas que operam o A-29 Super Tucano cresce continuamente devido à combinação de características únicas que o tornam a escolha de menor risco, acessível e flexível.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO