

Leonardo vende primeiros C-27J Spartan civis para empresa da Arábia Saudita. A Leonardo fornecerá duas aeronaves multimissão C-27J Spartan para a empresa Aloula Aviation, uma subsidiária do grupo saudita Aramco, que se tornará a primeira operadora civil do modelo. O anúncio aconteceu durante o Paris Air Show 2025, que acontece nesta semana em Le Bourget, nos arredores da capital francesa.
A Aloula Aviation será a 20ª operadora mundial do avião multimissão produzido pela Leonardo, que acumula uma carteira de pedidos de 95 aeronaves. O contrato assinado com a Arábia Saudita também marca a entrada do modelo no mercado do Oriente Médio. As entregas dos Spartan para a Aloula estão previstas para ocorrer em 2027.

A Leonardo e a Aramco são parceiras de longa data no segmento de helicópteros. A Aloula Aviation – marca comercial da Mukamalah Aviation Company do grupo Aramco – planeja utilizar seus OC-27J em missões de transporte de cargas, combate a incêndios, suporte à respostas de desastres naturais como derramamentos de petróleo e evacuação aeromédica.
Para operar em missões de combate à incêndios e desastres naturais, a Leonardo oferece o C-27J Next Generation Fire Fighter, uma solução alta tecnologia equipada com o kit “roll-on/roll-off” MAFFS II (Sistema Modular de Combate a Incêndio Aerotransportado) de segunda geração que pode ser instalado em apenas 90 minutos. O módulo consiste em um tanque de 7.500 litros – reabastecido em solo com água ou líquido retardante em menos de 10 minutos – e um tubo lateral para despejar o líquido pressurizado sob o fogo.

Equipado com avançados aviônicos digitais o C-27J Fire Fighter pode operar efetivamente em baixas altitudes sob condições meteorológicas desfavoráveis, pousando e decolando em pistas curtas e semipreparadas. Seu alcance pode ser ajustado de acordo com o perfil da missão e das condições operacionais.
Mukamalah Aviation Company
Fundada em 1934 e sediada em Dammam, a Mukamalah Aviation Company, subsidiária integral da Aramco, opera sob a marca “Aloula Aviation”, é a primeira empresa de aviação civil da Arábia Saudita e a segunda do Oriente Médio. Sua primeira aeronave foi introduzida para prestar apoio às operações de exploração de petróleo nos vastos desertos do país. Atualmente a Aloula opera uma frota de 55 aeronaves de diferentes tipos e diversos hangares e helipontos (em terra e no mar) espalhados em diversos aeroportos da Arábia Saudita, muitos dos quais também administra. A empresa também é um Centro de Serviços Autorizado para os helicópteros Leonardo AW109 e AW139.
Fonte: Leonardo
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO