Depois de duas semanas de intensos treinamentos conjuntos, a Força Aérea Israelense (IAF) e a Luftwaffe, concluíram os primeiros exercícios conjuntos em território germânico, realizados entre 17 e 28 de agosto, na Base Aérea de Nörvenich, próximo a Colônia.
A Força Aérea Israelense enviou para a Alemanha cerca de 180 militares, seis F-16C/D Barak, do 101 Sqn “The First Fighter” e 105 Sqn “The Scorpion”, dois KC-707 Re’em do 122 Sqn, e dois Gulfstream G550, um Nachshon-Eitam CAEW (Conformal Airborne Early Warning) e um NachshonShavit SIGINT para detecção de sinais e inteligência.
Foi a primeira vez que aeronaves militares de Israel estiveram em território alemão. Para registrar esse momento histórico, foram realizados eventos simbolizando a paz entre as duas nações.
Na manhã de 18 de agosto, o Gulfstream G550 da IAF, com os comandantes de ambas forças aéreas bordo, liderou uma esquadrilha com dois F-16 israelenses e dois Typhoons alemães, que sobrevoaram alguns pontos icônicos da história comum entre os dois países, como o antigo campo de concentração de Dachau, que atualmente é um memorial.
O comandante do 105sq “Scorpion Squadron” – que não pode ter seu nome identificado, por razões de segurança – referiu-se à complexa história que Israel e Alemanha compartilham. “Setenta e cinco anos após o período mais negro da história dos judeus e alemães, os jatos de combate de ambas as nações voaram lado a lado em missão de paz…sobre este mesmo campo.”
@FFO