O jornal Hindustan Times informou na semana passada, que o Governo da Índia está planejando reforçar as capacidades de vigilância da Força Aérea Indiana (IAF), adquirindo duas novas aeronaves Beriev A-50 AEW&C.
Desenvolvido a partir dos aviões de transporte Ilyushin Il-76MD, o Beriev A-50EI AEW&C é equipado com radar israelense IAI Elta EL/W-2090 Phalcon. Cada aeronave custará aproximadamente US$2 bilhões, e o tempo de entrega prevista é de aproximadamente três anos após a assinatura do contrato.
Conforme o jornal Hidustan, a Força Aérea Indiana percebeu a carência de aeronaves AEW&C, após o combate aéreo na Caxemira, em fevereiro do ano passado. Enquanto o Paquistão realizava operações de vigilância aérea 24 horas por dia, com os seus seis Saab 2000 Erieye AEW&C, a Índia ficava vulnerável devido a limitação de recursos.
Atualmente a IAF possui três Beriev A-50EI Phalcon, matriculados KW-3551 à KW-3553, sendo o primeiro recebido em 25 de maio de 2009. Os seus potentes radares tem cobertura de 360 graus e alcance de 400 km. Além dos Beriev a força aérea possui duas aeronaves Embraer 145 Netra, com radares AEW&C de menor capacidade, desenvolvidos pelo Departamento de Pesquisas do Governo Indiano (DRDO).
@FFO