• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Último C-2A da USN entra em PMI-3

3 de setembro de 2020

O C-2A Buno 162166 – código “635” do VAW-120 chega ao FRCSW para se tornar o último Grayhound da USN a passar por uma inspeção PMI-3 (Foto> USN).

No último dia 17 de agosto o Grumman C-2A Grayhound BuNo 162166 – código “635” do VAW-120 chegou ao Fleet Readiness Center Southwest (FRCSW) para se tornar o último C-2 da USN a passar por uma inspeção PMI-3. O PMI-3 ou Planned Maintenance Interval Three é equivalente a uma revisão geral programada.

O início dos serviços de manutenção na aeronave começou no dia seguinte, com um voo de teste para verificar seus sistemas vitais que incluem motor, sistema hidráulico e radar. Posteriormente, o avião foi enviado ao Prédio 460 para o procedimento PMI-3. O C-2 é atendido em um programa de três ciclos (PM-1, 2 e 3) onde entre um PM-3 e outro o ciclo é me média de 83 meses. Os PMI-1 e 2 levam cerca de 30 dias para serem concluídos, enquanto o PMI-3, leva 270 dias para ser concluído.

Manutenção e reparos são concluídos de acordo com as especificações PMI-3 e custam pouco menos de US$ 4 milhões. O processo inclui avaliação, desmontagem, reparo e pintura da aeronave. A importância desta PM-3 é que ele será o último feito na frota de C-2, que está sendo substituído na função de aeronave COD (Carrier Onboard Delivery), pelos novos CMV-22 Osprey, cuja primeira aeronave foi entregue este ano.

“Outros C-2s entrarão em PMI-1 e 2, muito menores, e muito provavelmente também terão reparos em serviço (ISR). Os eventos de campo para PMI-1 e 2 estão programados para até o final do ano fiscal de 2022, este será o último C-2 a passar por PMI-3 nesta unidade”, observou Jorge Gutierrez-Lopez, gerente de programa de turboélice do FRCSW.

C-2A Greyhound do Fleet Logistics Support Squadron (VRC) 30 visto no deck do USS Carl Vinson (CVN 70) em 2013. O C-2 começam seu processo de retirada de serviço após mais de 55 anos de serviço. O VRM-30 (Fleet Logistics Multi-Mission Squadron) será a primeira unidade operar com o MV-22B devendo receber três unidades ainda em 2020 (Foto: USN Mass Communication Specialist 2nd Class Timothy Hazel).

 O FRCSW – sediado na NAS North Island, Califórnia, tem estendido a vida útil dos Greyhound por meio de uma variedade de planos de manutenção e modificações desde 2001.Com capacidade de carga útil de 10.000 libras, o C-2A serve à Marinha desde 1965, transportando carga de alta prioridade, correio e pessoal de porta-aviões para bases em terra.

A aeronave está programada para retornar no final de junho ao Carrier Airborne Early Warning Squadron 120 (VAW – 120) em Norfolk após a conclusão do PMI-3. Hoje cerca de 35 C-2 ainda estão na ativa na USN, devendo serem retirados de serviço até 2023.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login