• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Cessna 206G Stationair é roubado em Rivera – Uruguai

5 de junho de 2025
Cessna 206G é roubado em Rivera - Uruguai. O Cessna 206G roubado no Uruguai na manhã de 4 de junho. Foto: Jetphotos/Pablo Gutiérrez.
Cessna 206G é roubado em Rivera – Uruguai. O Cessna 206G roubado no Uruguai na manhã de 4 de junho. Foto: Jetphotos/Pablo Gutiérrez.

Cessna 206G Stationair é roubado em Rivera – Uruguai. O roubo de um monomotor Cessna 206G no Uruguai termina em pouso forçado no Paraguai na manhã de 4 de junho, após passar pelo sudoeste do Rio Grande do Sul.

Na manhã de hoje, o Aeroclube de Rivera, localizado na Rota 27 Uruguaia, foi atacado por quatro criminosos armados e encapuzados. Eles agiram com violência, chegando a amarrar um mecânico e seu ajudante, para roubar uma aeronave Cessna 206G Stationair, matrícula CX-BKY, normalmente baseada no Aeroclube Paso de los Toros, no centro do Uruguai.

Isso ocorreu após ameaçarem, com explosivos visíveis, explodir a aeronave caso falhassem. Finalmente, a aeronave, com combustível suficiente para duas horas de voo a aproximadamente 160 nós, decolou sob condições de neblina.

Fotos do CX-BKY após o pouso forçado perto da cidade de San Pedro del Paraná. Foto: print Instagram Itapuá Informa.
Fotos do CX-BKY após o pouso forçado perto da cidade de San Pedro del Paraná. Foto: print Instagram Itapuá Informa.

Ela voou quase 600 quilômetros em condições meteorológicas adversas em direção ao Paraguai, sobrevoando a baixa altitude e sem transponder ligado o Rio Grande do Sul entre Santana do Livramento e São Borja, atravessando grande parte da província argentina de Missiones, buscando alcançar o espaço aéreo paraguaio voando a oeste de sua capital, a cidade de Posadas. Em frente, fica a cidade de Encarnación, a principal cidade do sul do Paraguai.

Pane seca forçou um pouso em uma área rural no Paraguai. Via  Redes Socoais.
Pane seca forçou um pouso em uma área rural no Paraguai. Via Redes Socoais.

Algum tempo depois, 80 km ao norte, ou seja, poucos minutos de voo após passar pela área de fronteira, já sem combustível, a aeronave foi forçada a fazer um pouso de emergência perto da cidade de San Pedro del Paraná, a aproximadamente 300 quilômetros de Assunção. Após o pouso, seus ocupantes fugiram.

A Direção de Aviação Civil do Paraguai (DINAC) e a Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica do Uruguai (DINACIA), juntamente com autoridades policiais de ambos os países, estão investigando o caso.

Nos últimos 12 anos, algumas tentativas foram relatadas, com menor exposição ou sucesso, sempre no norte do país. Durante o mesmo período, o tráfico de drogas no Uruguai e de lá para o resto do mundo se multiplicou exponencialmente, incluindo o suposto envolvimento de grandes traficantes uruguaios procurados pela DEA — no caso de Sebastián Marset — que, na verdade, é considerado quase um testa de ferro para figuras muito mais poderosas.

Nota Oficial da FAU.
Nota Oficial da FAU.

TEXTO: Javier Bonilla.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login