

VÍDEOS: chegada ao país do primeiro Cessna C408 SkyCourier brasileiro. Pousou no final da tarde de ontem (01/06) no Aeródromo de Flores, em Manaus/AM (ICAO: SWFN), o primeiro bimotor C408 SkyCourier da Cleiton Táxi Aéreo (CTA), a primeira operadora brasileira e latino americana do novo modelo produzido pela Cessna Aircraft.
Em seu voo de translado desde os EUA, o C408 da CTA Táxi Aéreo, matrícula PS-CTT (serial 408-0046), decolou de Fort Lauderdale (KFLL/FLL) no sábado (31/05) com destino à Samana/República Dominicana (MDCY/AZS), onde pernoitou. No dia seguinte prosseguiu para Manaus (SWFN) via ilha holandesa de Saint Maarteen/Caribe (TNCM/SXM), Bridgetown/Barbados (TBPB/BGI) e Boa Vista/RR (BVB/SBBV).
Na sua chegada em “Flores”, onde fica a sede da CTA Táxi Aéreo, os pilotos do PS-CTT realizaram duas passagens baixas sobre a pista e, após o pouso, um carro de bombeiros do aeródromo realizou o tradicional water salute dando boas vindas ao mais novo avião da empresa. Com o SkyCourier, a CTA Taxi Aéreo espera introduzir um novo conceito de aeronave no transporte aéreo regional, especialmente na região amazônica.
O desenvolvimento do C408 atendeu uma demanda da companhia cargueira americana Fedex, que necessitava de uma nova aeronave nesta categoria para atender pequenas localidades. Seu lançamento ocorreu em 2017.

O Cessna 408 SkyCourier é um turboélice de asa alta bimotor, que oferece uma combinação de desempenho e custos operacionais mais baixos para operadores de carga aérea, passageiros e missões especiais. A aeronave é equipada com dois motores Pratt & Whitney PT6A-65SC e hélices de alumínio de quatro pás McCauley C779 projetadas para melhorar o desempenho. O SkyCourier é equipado com aviônicos Garmin G1000 NXi. Tem uma velocidade máxima de cruzeiro de mais de 200 nós e um alcance máximo de 900 milhas náuticas.

Na versão básica cargueira, o Cessna 408 possui uma grande porta e cabine de piso plano, podendo acondicionar até três contêineres LD3 ou uma uma de carga útil total de 6.000 libras. A variante de passageiros do SkyCourier pode transportar 19 pessoas, e inclui entradas separadas para tripulação e passageiros, além de grandes janelas de cabine. Ambas as configurações oferecem reabastecimento de pressão de ponto único para agilizar as operações em solo.
C408 e a Força Aérea Brasileira

Conforme noticiamos em janeiro de 2023, a Força Aérea Brasileira busca um substituto para sua envelhecida frota de bimotores leves Embraer 110 Bandeirante (C-95), os quais estão chegando ao final da vida útil operacional. Um dos principais concorrentes para o programa da FAB que visa substituir os veneráveis Bandeirante, é justamente o moderno C408 Sky Courier.
Conheça mais sobre o Cessna C408 SkyCourier foi na extenso artigo publicado na edição 140 da Revista Força Aérea de fevereiro de 2023.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO