

Ultra Maritime e GA-ASI desenvolvem sistemas ASW para drones MQ-9B SeaGuardian. A Ultra Maritime, empresa de tecnologias de defesa marítima, firmou parceria com a General Atomics Aeronautical Systems Inc. (GA-ASI) para integrar as suas sonobóias aos drones navais MQ-9B SeaGuardian.
“A combinação de pequenas sonobóias e receptores em um UAV de longo alcance como os MQ-9B podem fornecer capacidade de guerra antissubmarino (ASW) autônoma e de baixo custo em um ambiente com bloqueios de sinal de GPS”, disse a Ultra Marine em seu comunicado divulgado em 20 de maio passado.
De acordo com Carlo Zaffanella, CEO da Ultra Maritime, no últimos anos a empresa tem se concentrado em pesquisa e desenvolvimento de novas capacidades ASW com platafomas não tripuladas. O Executivo disse em entrevista à Jens que aliados dos EUA na Ásia já demonstraram interesse na solução.
A GA-ASI “se tornou a parceira natural para trabalharmos juntos, analisando como aproveitar diversas tecnologias e na miniaturização dos receptores, atualmente empregados em aeronaves tripuladas de grande porte como os americanos Boeing P-8 e os japoneses Kawasaki P-1”, disse ele.
A GA-ASI realizou no final do mês de janeiro uma demonstração do lançamento de sonobóias tamanho A (pequenas) a partir de um MQ-9B. Essas cargas têm cerca de 12,5 cm de diâmetro e 91 cm de comprimento, enquanto as sonobóias tamanho G (maiores) fornecidas pela Ultra Maritime têm cerca de 42,5 cm de comprimento e 12,5 cm de diâmetro.
Fonte: Janes
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO