

OTAN reconhece o A-29 Super Tucano que passa a ter código de catalogação internacional. O Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE), vinculado ao Ministério da Defesa (MD), anunciou que o Embraer A-29 Super Tucano foi oficialmente reconhecido pelo Comitê de Catalogação da OTAN AC/135 (NATO Allied Committee 135). A atividade padroniza a identificação de equipamentos utilizados pelas Forças Armadas dos países membros da Organização.
Com a aprovação pelo Comitê, a aeronave passa a usar o código SOC (Sistema de Catalogação da OTAN) para identificar e catalogar o projeto, além da possibilidade da troca de informações e a interoperabilidade logísticas com outros membros da Organização.

A Codification Support Publication (CodSP) nº 24, uma das publicações técnicas produzidas sob a supervisão do Comitê, incorporou em seu texto o A-29 Super Tucano ao conjunto de projetos de relevância da OTAN, assim como o projeto da aeronave KC-390, primeiro caso de sucesso semelhante da Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil junto aos países da Organização.
De acordo com chefe da Seção de Catalogação da Caslode, CMG (RM1-IM) Alessander de Paiva Nunes, “esse novo trabalho, em conjunto com as Forças Singulares e com a BID, demonstra mais uma vez a excelência da gestão de projetos e a qualidade dos produtos e sistemas de defesa nacionais, divulgando o nosso país no exterior, com vistas a permitir o fomento às exportações, à geração de empregos e renda, entre outros fatores que contribuem ao desenvolvimento do Brasil”, ressaltou.
O A-29 Super Tucano é uma aeronave moderna para treinamento de pilotos de caça e de ataque leve, empregada pela Força Aérea Brasileira em diversas operações de segurança aérea, desenvolvida nos anos 90 pela Embraer.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO