

Gigante Radia WindRunner na mira do Pentágono. O Departamento de Defesa dos EUA estuda a utilização do enorme avião de transporte WindRunner que está sendo desenvolvido pela empresa americana Radia. Quase seis vezes maior que o Antonov An-225, o gigante WindRunner foi projetado para transportar enormes pás das hélices de turbinas eólicas.

Sediada no Colorado, a Radia foi fundada em 2016 especialmente para construir uma aeronave capaz de transportar as enormes peças de turbinas eólicas, incluindo as pás que medem até 105 metros de comprimento. Com essas grandes dimensões, esses componentes são difíceis de deslocar por via terrestre.
O quadrimotor a jato WindRunner terá 108 metros de comprimento, 80 metros de envergadura e um alcance de até 2.000 km. Poderá voar em altitudes de até 41.000 pés a uma velocidade máxima de 735 km/h. Sua capacidade de carga é de 72.575kg, acomodada em um compartimento de 272.000 pés³ ou 105 metros de comprimento. Apesar das suas dimensões, o WindRunner foi projetado para operar em pistas curtas e não pavimentadas de até 1.800 metros de extensão.

Através de uma parceria com o Departamento de Defesa dos EUA, a Radia irá explorar se o WindRunner poderia ser colocado como um ativo da Frota Aérea Civil de Reserva dos EUA (CRAF – Civil Reserve Air Fleet) para o transporte de militares e cargas em caso de necessidade. A CRAF envolve um grupo de companhias aéreas americanas que são contratadas pelo governo para prestar serviços emergenciais.
Os pesquisadores analisarão a adequação do conceito WindRunner para o manuseio de cargas do Departamento de Defesa (DOD), como materiais para lançamento espacial, equipamentos de grandes dimensões e ajuda humanitária, e como ele se integrará aos aeroportos, equipes de apoio em terra e sistemas do DOD. Serão criados perfis de missão para avaliar o desempenho da aeronave em diferentes cenários operacionais.

Mark Lundstrom, fundador e CEO da Radia, afirmou: “O WindRunner permite que os maiores equipamentos do mundo sejam entregues em locais difíceis de alcançar. Esta colaboração demonstra como as capacidades comerciais podem ajudar a apoiar a defesa nacional dos EUA, integrando-se e atendendo às necessidades militares. Ao aproveitar o WindRunner, podemos explorar soluções inovadoras para transportar cargas grandes e de alto volume, aumentando a capacidade do DoD de responder aos desafios globais.”
A Radia revelou o projeto do Wind Runner durante a feira internacional Farnborough Air Show 2024. O planejamento é que a gigante aeronave esteja em serviço operacional até o final desta década.
Fonte: Radia
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO