• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KJ-600 – a primeira aeronave AEW&C embarcada chinesa, realiza seu o primeiro voo

2 de setembro de 2020
Concepção artística do novo KJ-600 AEW&C chinês. Qualquer semelhança com o E-2C Hawkeye americano, não é mera coincidência! (Fonte: SCMP).

A China está em estágio avançado no desenvolvimento do Xian KJ-600, o seu primeiro avião de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C),destinado a operações embarcadas, similar a realizada pelo americano E-2C/D Hawkeye.

Detalhes do Xian KJ-600 AEW (Fonte: Euro Asian Times).

Recentemente imagens de satélite divulgadas nas redes sociais, mostraram pela primeira vez, o que seria o protótipo do KJ-600, fora do hangar no aeródromo da Xi’an Aircraft Industrial Corporation, na cidade de Xian-Yanliang, província de Shaanxi.

O protótipo do avião Xian KJ-600 AEW, visto nas instalações da Xi’an Aircraft Company Limited (Fonte: Hi Sutton – Forbes)

No dia 29 de agosto, vieram a público na internet, fotografias originadas na região de Xian mostrando uma aeronave em voo, com um grande radar na parte superior, escoltada por um caça, provavelmente um Shenyang J-11. Apesar de não haver nenhuma confirmação oficial, a aeronave em voo possivelmente é o Xian KJ-600 em seu primeiro voo.

Imagens do primeiro voo do KJ-600 (Fonte: Hi Sutton – Forbes).

Em 2017 a China anunciou que iria desenvolver uma aeronave AEW&C para operações embarcadas, o que ficou a cargo da empresa Xi’an Aircraft Company Limited (XAC). Uma maquete em tamanho real da aeronave, foi visto em 2018 nas instalações de testes da Marinha em Wuhan, onde existe um mock-up de porta-aviões para testes de posicionamento e layout em convés.

Mock-up do porta-aviões nas instalações de treinamento da Marinha em Wuhan, com a maquete do KJ-600 sobre o “convés” (Fonte: Top81).

Pouco sabe-se sobre o novo KJ-600 AEW&C chinês, mas ele será uma aeronave bimotora, com asas dobráveis e cauda dividida em vários pequenos estabilizadores verticais, muito similar aos Northrop Grumman E-2C Hawkeye da U.S.Navy. Ambos têm uma fuselagem de dimensões similares, com capacidade para uma tripulação de 4 a 6 militares. Um grande radar  transportado na parte superior da fuselagem.

Detalhe da maquete do KJ-600 nas instalações de treinamento da Marinha em Wuhan (Fonte: Top81).

Entre tantas as dúvidas sobre o novo KJ-600, está sobre a possibilidade dele  operar nos atuais dois porta-aviões Liaoning e o Shandong, que usam rampas de lançamento ao invés de catapultas. O terceiro porta-aviões da China em produção (Type 003), deverá ter uma pista com catapultas eletromagnéticas. Atualmente os porta-aviões chineses dependem de aeronaves de alerta antecipado baseadas em terra. Quando se afastam da costa, a proteção da esquadra fica por conta de  helicópteros que operam com a função AEW, entretanto eles são equipados com radares de menor alcance e capacidade. A chegada do KJ-600 na Armada chinesa, desbancará os Estados Unidos como único operador de aeronaves de asa-fixa embarcadas AEW&C.

Concepção artística de um “catrapo” do KJ-600 (Fonte: k.ina.cn).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login