• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Coreia do Sul realizou inédita desmontagem de um F-35A danificado em acidente

23 de junho de 2025

An image of a Republic of Korea Air Force (ROKAF) F-35A during a first-of-its-kind wing removal process. The F-35 Joint Program Office (JPO) and the ROKAF partnered together to salvage an inoperable ROKAF F-35A to be used as a maintenance training platform for ROKAF personnel. Courtesy Image.

Coreia do Sul realizou inédita desmontagem de um F-35A danificado em acidente. Imagem recente da célula do caça com as asas destacadas (Foto: ROKAF).
Coreia do Sul realizou inédita desmontagem de um F-35A danificado em acidente. Imagem recente da célula do caça com as asas destacadas (Foto: ROKAF via A&SFM).

Coreia do Sul realizou inédita desmontagem de um F-35A danificado em acidente. A Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF) contou com apoio de diversas entidades dos Estados Unidos para desmontar um F-35A Lightning II danificado em acidente em 2022 e convertê-lo em plataforma de treinamento técnico de manutenção.

Para o processo de remoção das asas do caça furtivo, os engenheiros da ROKAF contaram com o apoio da fabricante do jato, a Lockheed Martin, do Escritório Conjunto do Programa F-35 (JPO), da USAF e da US Navy. A inédita desmontagem foi necessária para deslocar o jato de Cheongju, local onde pousou em emergência em 2022, até a Base Aérea de Seosan, distante cerca de 100 km.

O trajeto terrestre entre as duas bases é composto apenas por rodovias de pistas duplas, as quais impediriam o transporte do caça inteiro, cuja envergadura é de 10,6 metros. Diante das dificuldades envolvidas, a equipe decidiu remover as asas da aeronave.

Cena do acidente de 2022 reproduzida em um simulador (Fonte: DISF).
Cena do acidente de 2022 reproduzida em um simulador (Fonte: DISF).

Foi cogitado o transporte aéreo do jato por um helicóptero CH-53K King Stallion do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, no entanto esta modalidade foi descartada, deixando o deslocamento rodoviário como única opção viável.

“Foi um desafio significativo, pois esta foi a primeira tentativa de remover as asas de um F-35 como parte de uma demonstração de conceito”, disse Matt Trodden, Engenheiro-Chefe de Recuperação de Acidentes do F-35 JPO sobre o caso do jato sul-coreano,

Apesar de parecer algo “simples”, a desmontagem das asas provou ser um processo muito mais complexo do que os envolvidos esperavam. O aprendizado fez com que o procedimento agora faça parte dos protocolos de manutenção e reparo padrão do programa F-35 em todo mundo.

Atualmente a ROKAF possui frota de 39 caças Lockheed Martin F-35A Lightning II operacionais. Em 2023 o governo sul-coreano encomendou 20 jatos adicionais, cujas entregas estão programadas para iniciar em 2027 (Foto: ROKAF).
Atualmente a ROKAF possui frota de 39 caças Lockheed Martin F-35A Lightning II operacionais. Em 2023 o governo sul-coreano encomendou 20 jatos adicionais, cujas entregas estão programadas para iniciar em 2027 (Foto: ROKAF).

“Apesar das dúvidas iniciais, a equipe trabalhou perfeitamente e concluiu a operação várias semanas antes do previsto, validando a viabilidade da remoção e reinstalação das asas”, disse Trodden.

Conforme noticiamos, em 04 de janeiro de 2022 um F-35A da 7ª Ala de Caça da ROKAF colidiu com uma ave de grande porte (possivelmente uma águia pesando cerca de 10 kg), que teria entrado pela tomada de ar do motor. Os danos causados afetaram diversos dispositivos eletrônicos e aviônicos do jato de 33 toneladas, incluindo o motor e o sistema que comandava o abaixamento dos trens de pouso. O piloto foi obrigado a realizar um pouso de emergência com os trens recolhidos.

Os custos de reparo foram estimados em mais de US$ 100 milhões, superando o custo de uma aeronave nova. O Ministério da Defesa da Coreia do Sul decidiu não recuperar o jato para uso operacional, optando por reutilizá-lo como plataforma de treinamento para o pessoal de manutenção.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login