

Índia teria destruído um Saab 2000 Erieye do Paquistão. Fontes indianas dizem que no ataque a Base Aérea de Bholari, a Indian Air Force (IAF) teria destruído em solo uma aeronave AEW&C Saab 2000 da Pakistan Air Force (PAF).
Um ataque de Precisão em 10 de maio de 2025, feito pela IAF, teria desferido um forte golpe à PAF. No ataque à Base da PAF em Bholari, uma das vítimas teria sido um dos Saab 2000 Erieye de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C).
A operação, parte da campanha de retaliação da Índia, chamada de “Operação Sindoor 2”, que teria feito ataques a diversos alvos, incluindo nove bases aéreas. Segundo informações da conta @hukum2082 do X, a PAF cometeu um erro tático significativo ao deixar um ativo de alto valor vulnerável.
De acordo com publicações no X do usuário Hukum (@hukum2082), o Sistema Integrado de Comando e Controle Aéreo (IACCS) da Força Aérea Indiana (IAF) no setor oeste monitorava de perto todas as aeronaves Saab 2000 Erieye em voo sobre o espaço aéreo paquistanês, identificando-as como alvos de alta prioridade.
Por volta das 12h do dia 10 de maio, um Saab 2000 Erieye do Esquadrão Nº 3 da PAF, com o indicativo de chamada “Overlord 3”, foi visto pousando em Bholari, após uma missão AEW prolongada. A aeronave, normalmente baseada no da Base Aérea de Kamra, havia sido enviada a Bholari como parte da Missão Bunyan-ul-Marsoos do Paquistão, uma resposta às operações em andamento da Índia após, o ataque terrorista de Pahalgam em 22 de abril, que matou 26 civis.

A decisão da Força Aérea do Paquistão (PAF) de conduzir o Erieye para um hangar para evitar vigilância provou ser um erro crítico. Fontes sugerem que, a aeronave foi hangarada para que fossem coletados dados da missão anterior, ao invés de abastece e decolar imediatamente – algo mais comum em conflitos intensos, onde base aéreas são alvos prioritários.
Ao permanecer no solo, a aeronave deu à IAF uma janela para atacar. Um Sukhoi Su-30 MKI Flanker lançou um ataque de precisão, provavelmente usando um míssil de cruzeiro BrahMos. O hangar, conforme imagens de satélite da empresa indiana KawaSpace, foi atingido e danificado em Bholari.

O ataque resultou na destruição do Erieye, um recurso essencial para a vigilância aérea do Paquistão, e causou baixas significativas. Relatos indicam que cinco militares da PAF foram mortos e um número não especificado de feridos não confirmados.
A perda do Erieye, uma das nove aeronaves desse tipo na frota da PAF, – se confirmada de fato, prejudica gravemente a capacidade do Paquistão de monitorar e coordenar operações aéreas.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS