

Força Aérea Argentina avança no treinamento técnico dos militares que irão trabalhar nos F-16. A VI Brigada Aérea de Tandil se tornou o epicentro do treinamento técnico do caça F-16 da Força Aérea Argentina (FAA). Neste local foi implementado o programa intensivo de treinamento no caça, envolvendo a participação de especialistas internacionais da Organização de Aquisição e Logística de Defesa (DALO) e da Base Aérea de Skrydstrup da Força Aérea Real Dinamarquesa.
Durante duas semanas em abril, suboficiais argentinos designados como Chefes de Tripulação tiveram a oportunidade de treinar nos aspectos mais complexos da manutenção do F-16 no Hangar 3 da VI Brigada Aérea. Este treinamento não incluiu apenas um foco técnico em manutenção, mas também abrangeu doutrina operacional, gerenciamento de documentação técnica e procedimentos operacionais.

Uma abordagem abrangente para o futuro da Força Aérea Argentina
No segundo semestre deste ano, a VI Brigada receberá uma Equipe Móvel de Treinamento, que oferecerá capacitação especializada para um segundo grupo de técnicos em manutenção e operação do F-16. Este processo será semelhante ao curso que está sendo realizado atualmente pela primeira turma de técnicos nos Estados Unidos, garantindo uma transferência de conhecimento internacional de alto nível.
Este treinamento não visa apenas fortalecer o conhecimento técnico, mas também fortalecer a capacidade da Força Aérea Argentina de operar de forma eficaz e eficiente a frota de F-16 futuramente. O objetivo é claro: garantir que os técnicos argentinos estejam na vanguarda da gestão deste avançado sistema de armas.

A criação de um Centro de Treinamento de Alto Nível
Até o final deste ano, está prevista a conclusão do Centro de Treinamento de Pessoal Técnico, que abrigará a aeronave de treinamento, matrícula M1210, atualmente localizada no Hangar 3 da VI Brigada. Este centro de treinamento será fundamental para a formação contínua dos futuros técnicos do F-16, que receberão o treinamento necessário em um ambiente adequado e com os equipamentos mais modernos disponíveis.
A colaboração internacional desempenha um papel fundamental neste processo de formação. Graças a essa cooperação, a Força Aérea Argentina poderá permanecer na vanguarda da manutenção e operação de aeronaves de última geração, garantindo não apenas a capacidade operacional da frota, mas também a segurança e a eficiência das missões de defesa aérea.

Um futuro promissor para a Força Aérea Argentina
Esta etapa de treinamento na VI Brigada Aérea de Tandil é apenas o começo de uma série de exercícios que garantirão o sucesso futuro da Força Aérea Argentina no manejo da tecnologia avançada do F-16. Esse esforço conjunto, tanto local quanto internacionalmente, reflete o comprometimento do país com a excelência em defesa e o fortalecimento de suas capacidades operacionais.
Sem dúvida, o trabalho realizado em Tandil representa um marco importante na modernização e profissionalização do pessoal técnico, consolidando a Força Aérea Argentina como uma das forças aéreas mais bem treinadas da região.

A aquisição dos F-16: um marco na modernização da frota
Passado cerca de um ano da assinatura do acordo de aquisição dos 24 caças F-16 Fighting Falcon da Dinamarca, ocorrido em 16 de abril de 2024, a Força Aérea Argentina continua consolidando a modernização de sua frota. A chegada dessas aeronaves marcará uma evolução das capacidades de defesa do país, sendo o processo de treinamento em Tandil um passo fundamental na integração e prontidão operacional dessa nova frota.
O trabalho realizado em Tandil, tanto na formação de técnicos quanto na construção do Centro de Treinamento, representa um marco importante na modernização e profissionalização do pessoal técnico, consolidando a Força Aérea Argentina como uma das forças aéreas mais bem treinadas da região.

Fonte: FAA
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO