A empresa israelense Steadicopter apresentou ao mercado, neste dia 1º de setembro, suas mais recentes adições à família Black Eagle de RUAV – (Rotary Unmanned Aerial Systems). Trata-se do Black Eagle 25E e do Black Eagle 50E.
Usando a já consagrada plataforma para uso militar do RUAV Black Eagle 50, a empresa criou os novos modelos “E” (de Electric ou Elétrico), voltados para atender não só o mercado militar, mas também os setores parapúblico, marítimo e civil. A principal característica dos novos RUAV foi a sua conversão para o uso de um motor elétrico, que reduziu significativamente o peso da aeronave (peso base 18 kg), permitindo assim, ampliar a capacidade de carga útil, o que resultou mais flexibilidade para cumprir uma variada gama de missões levando diversos sensores, sistemas e baterias extras para cumprir voos mais longos. O modelo 25E pode permanecer no ar, dependendo da configuração por 1h e o 50E por ate 1,5h.
O Black Eagle 25E foi projetado para pesos de até 25 kg, tornando-o adequado para missões tático-urbanas, atendendo aos mais rígidos regulamentos de peso da categoria. Já o Black Eagle 50E, é projetado para até 35 kg, o que permite um melhor envelope operacional para cumprir uma ampla faixa de missões, incluindo operações secretas e militares.
Com um necessidade logística praticamente zero, os Black Eagle 25E e 50E são perfeitos para o ambiente marítimo. Suas pequenas dimensões, somada a Small-Tactical Unmanned Aerial Systems (STUAS) permitem a eles uma operação eficiente e segura tanto embarcado como em bases costeiras.
Seja em terra, embarcado em navios de patrulha (OPV – Offshore Patrol Vessels ) ou em plataformas offshore, o Black Eagle oferece uma solução abrangente para ações marítimas exigentes, como Segurança de Infraestruturas, patrulha da Zona Econômica Exclusiva, missões antipirataria e contra pesca não autorizada, SAR, Fornecimento de Carga Offshore, entre outras. Todos os sistemas Black Eagle são certificados para uso nos cenários operacionais marítimos mais adversos e de acordo com os padrões ambientais IP67.
Por serem movidos por motores elétricos, esses modelos são extremamente econômicos, simples de operar, fáceis de manter e, sem necessidade de armazenamento de combustível, o que é ambientalmente correto e seguro. Mesmo assim, eles mantêm as mesmas capacidades operacionais do modelo Black Eagle 50 movido a gasolina. Além disso, eles são adaptáveis a voos de alta altitude, permitindo assim sua implantação em muitos cenários operacionais de montanha, por exemplo, para busca e resgate.
O objetivo do Black Eagle é fornecer soluções marítimas e terrestres para missões de inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (ISTAR). O sistema Black Eagle 50 foi autorizado para uso comercial no espaço aéreo civil pela Autoridade de Aviação Civil de Israel (CAAI). O Steadicopter fornece sistemas de observação móvel de fácil implantação. Cada sistema inclui um controle de solo (GCS), um computador de controle de voo, um computador de missão, um sistema de comunicação integrado e subsistemas de carga útil.
De acordo com Noam Lidor, Diretor de Vendas e Marketing da Steadicopter:
“Há uma clara necessidade operacional do mercado por uma versão elétrica de uma aeronave VTOL e os três produtos da empresa – o Black Eagle 50, Black Eagle 25E e Black Eagle 50E – fornecem uma resposta precisa ao cliente no tocante a suas necessidades. Esses helicópteros elétricos são adequado para uso em uma ampla gama de missões militares e civis, como busca e resgate, cibernética, inteligência, plataformas de gás e petróleo e missões navais de ponta. Eles também fornecem a solução perfeita para empresas de serviços que até agora usaram drones para escanear e monitorar linhas de energia, por exemplo, permitindo-lhes fornecer um nível superior de serviço aos seus clientes”.
@CAS