• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Su-27 russo invade espaço aéreo da Dinamarca, para interceptar B-52 da USAF

1 de setembro de 2020
Shukoi Su-27 interceptando o bombardeiro B-52H da USAF sobre o espaço aéreo dinamarquês.
Imagem estática tirada de um vídeo cortesia da Força Aérea dos Estados Unidos (Foto: OTAN).

No final da tarde de sexta-feira (28), um bombardeiro B-52H da USAF foi interceptado por um caça Su-27 russo no espaço aéreo internacional sobre o Mar Báltico. A interceptação ocorreu quando o bombardeiro se aproximava do espaço aéreo dinamarquês, perto da Ilha de Bornholm. Procedente de uma base aérea russa em Kaliningrado, o Su-27 invadiu o espaço aérea dinamarquês perseguindo a aeronave Americana, sobrevoando a ilha.

A OTAN emitiu nota classificando como “violação significativa” do espaço aéreo de uma nação aliada. “Este incidente demonstra o desrespeito da Rússia pelas normas internacionais e pelo espaço aéreo soberano de uma nação aliada. Permanecemos vigilantes, prontos e preparados para proteger o espaço aéreo da OTAN 24 horas por dia, 7 dias por semana”, disse o General Jeff Harrigian, Chefe do Comando Aéreo Aliado da OTAN.

Localização da Ilha Bornholm/Dinamarca e Kiliningrado/Rússia (Arte: RFA)

Caças de alerta QRA (Quick Reaction Alert) da Royal Danish Air Force (RDAF) foram acionados para inibir a violação, no entanto, os pilotos russos deram meia volta antes do encontro. Os F-16 da RDAF permaneceram em patrulha para proteger a soberania do espaço aéreo dinamarquês.

A OTAN ressaltou que a invasão de um espaço aéreo soberano, é uma violação significativa do direito internacional. O incidente de sexta-feira é o primeiro desse tipo em vários anos, e indica um novo nível de comportamento provocativo dos russos.

O Pentágono divulgou um vídeo de outra interceptação de um B-52H da USAF, ocorrida naquela sexta-feira (28). Nas imagens, dois Su-27 realizam manobras classificadas como altamente perigosas e inseguras.

Ambos os bombardeiros interceptados estavam participando do exercício “Allied Sky”, onde seis aeronaves B-52H voaram sobre todos os 30 países membros da OTAN no dia 28 de agosto, acompanhados por aproximadamente 80 aviões de diversas forças aliadas.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login